Não deu...

Sampaio Basquete perde para o SESI Araraquara e fica com o vice da LBF pelo terceiro ano seguido

Tricolor sofre "apagão" no segundo tempo, é dominado pelo time araraquarense e deixa o tetracampeonato escapar mais uma vez.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 20/08/2025 às 00h23
O Sampaio Basquete perdeu as Finais da LBF 2025 para o SESI Araraquara.
O Sampaio Basquete perdeu as Finais da LBF 2025 para o SESI Araraquara. (Karim Kahn / SESI-SP)

SÃO PAULO - O grito de tetracampeão ficou entalado mais uma vez na garganta do elenco e da torcida do Sampaio Basquete. Embalado por uma vitória incontestável no Jogo 3 das Finais da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2025, a Bolívia Querida disputou a quarta partida contra o SESI Araraquara na noite desta terça-feira (19), no Ginásio da Vila Leopoldina, em São Paulo, na expectativa de repetir a ótima performance, garantir mais um triunfo e levar a decisão do título nacional para São Luís, mas a equipe araraquarense suportou a boa atuação do Tricolor no primeiro tempo, teve um desempenho avassalador nos dois últimos quartos, venceu por 65 a 57, fechou a série em 3 a 1 e garantiu o seu terceiro título na história da LBF, além de impor ao Sampaio o seu terceiro vice-campeonato em três anos.

Mesmo encarando um SESI Araraquara mordido pela derrota no Jogo 3 e apostando em um jogo físico, com muitas tentativas de cestas no garrafão, o Sampaio Basquete teve uma boa produção ofensiva nos dois primeiros quartos de partida, foi para o intervalo vencendo por 39 a 37 e deu a impressão de que estava no caminho certo para igualar a série decisiva da LBF 2025. A equipe araraquarense, entretanto, assumiu a liderança no terceiro quarto após marcar nove pontos consecutivos, segurou as tentativas de reação do Sampaio e encaminhou o título no último quarto, quando fez oito pontos nos primeiros minutos e viu a equipe maranhense desconcentrar de vez, passando mais de oito minutos sem pontuar. Quando o Tricolor voltou a pontuar, já era tarde demais para impedir a festa do SESI.

No Jogo 4 das Finais da LBF 2025, as cestinhas do Sampaio Basquete foram a ala-armadora Tainá Paixão e a ala-pivô Thayná Silva, que anotaram 10 pontos cada uma. Na rotação da Bolívia Querida, três atletas somaram oito pontos cada: a pivô Letícia Josefino e as alas María Delgado e Carol Ribeiro. Pelo lado do SESI Araraquara, a pivô Aline Moura fez um duplo-duplo, com 23 pontos e 14 rebotes, assim como a ala Manu de Oliveira, que anotou 17 pontos e pegou 11 rebotes.

Tricampeão da LBF nas temporadas de 2015/16, 2019 e 2022, o Sampaio Basquete acumula a sua terceira derrota consecutiva para o SESI Araraquara nas Finais. Depois dos vices em 2023 e 2024, a Bolívia Querida agora perdeu a série decisiva por 3 a 1: derrotado duas vezes ao lado da torcida tricolor no Ginásio Castelinho, a Bolívia Querida esboçou reação com uma vitória no Jogo 3 em São Paulo, mas viu o título escapar de vez com o triunfo do SESI no Jogo 4. Também em 2025, o Sampaio foi vice da Copa LBF para o SESI Araraquara, com uma derrota por 54 a 50 na final realizada em São Luís, depois de ter perdido a mesma decisão para o clube araraquarense na temporada de 2024.

Após a sua participação na LBF 2025, onde teve todos os seus jogos sendo transmitidos ao vivo e com imagens pelo Imirante.com, o Sampaio Basquete agora inicia o planejamento para a disputa da temporada de 2026, em mais uma oportunidade de buscar o tão sonhado tetracampeonato nacional. Neste ano, o Tricolor disputou 31 partidas, somando LBF e Copa LBF, com 24 vitórias e 7 derrotas. Já o SESI Araraquara, embalado pelo tri da LBF, volta as suas atenções para a disputa do Campeonato Paulista de Basquete Feminino.

O jogo

Apostando em um jogo físico, liderado por Aline Moura e Manu de Oliveira, o SESI Araraquara teve um início mais consistente no primeiro quarto, enquanto o Sampaio Basquete, contando com arremessos precisos de Tainá Paixão e María Delgado, evitou um prejuízo maior, mas a equipe araraquarense venceu o período por 18 a 15.

Já no segundo quarto, o Sampaio Basquete se soltou na quadra de ataque e começou a incomodar o SESI Araraquara, que também teve de lidar com o problema de faltas da ala Vitória Marcelino. Com Thayná Silva ditando o ritmo, o Tricolor virou o jogo e foi para o intervalo vencendo por 39 a 37.

Na volta do intervalo, o SESI Araraquara teve um desempenho avassalador no início do terceiro quarto, marcando nove pontos seguidos e reassumindo a liderança no placar. Passado o susto, o Sampaio Basquete se reorganizou, voltou a pontuar e encurtou o prejuízo, com o SESI fechando o quarto em vantagem por 51 a 49.

O último quarto, entretanto, foi de um domínio absoluto do SESI Araraquara, que fez 12 pontos consecutivos diante de um Sampaio Basquete que apagou completamente e só voltou a pontuar a 1:24 do fim do jogo, em um arremesso de três pontos de Lays. Com o jogo sob controle, a equipe araraquarense só esperou o tempo passar para confirmar o tricampeonato consecutivo da LBF em cima do Tricolor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.