Liga de Basquete Feminino

Murilo Dias faz análise da temporada do Sampaio Basquete e projeta reformulação para 2026

Presidente da equipe de basquete feminino da Bolívia Querida concedeu entrevista à TV Mirante.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 05/09/2025 às 23h47
Murilo Dias, presidente do Sampaio Basquete.
Murilo Dias, presidente do Sampaio Basquete. (Reprodução / TV Mirante)

SÃO LUÍS - Depois de ficar com o vice-campeonato da LBF 2025, o Sampaio Basquete já iniciou o planejamento da temporada de 2026, onde terá mais uma oportunidade de conquistar o tão sonhado tetracampeonato nacional. Em entrevista ao programa Bom Dia Mirante, da TV Mirante, o presidente Murilo Dias fez uma avaliação do ano da Bolívia Querida, ressaltando a tradição da equipe maranhense na modalidade e lamentando os desfalques na decisão diante do agora tricampeão SESI Araraquara.

"Acho que o projeto, como um todo, é positivo. O Sampaio Basquete é o time que tem o maior número de Finais, são sete em 10 anos de projeto. É um número bem expressivo, mostra que a gente está no caminho certo e com um trabalho certo. Logicamente, temos que tirar da derrota contra o SESI algumas lições e aprendizados para vir mais fortes em 2026. No ano passado, perdemos a Trinity (Baptiste, pivô), que fez falta na final, nessa temporada perdemos a Sassá no início e a Cacá no Jogo 4 das Finais. Não tiro o mérito do SESI de forma alguma e isso também não é desculpa, mas esses desfalques tiveram um peso muito importante para a gente", afirma Murilo.

Murilo Dias também falou sobre a renovação de contrato com o técnico Rodrigo Galego para 2026. O presidente do Sampaio Basquete elogiou o trabalho do treinador, que reassumiu o comando da equipe tricolor durante o segundo turno da LBF, após a demissão de David Pelosini, e disse que ele é o nome certo para conduzir a Bolívia Querida rumo ao tetracampeonato.

"Com o apoio e a continuidade do projeto já garantidos pelo governo, tivemos uma segurança muito grande para iniciar os trabalhos e o primeiro passo foi a renovação com o Rodrigo, que é um técnico experiente, já foi campeão pelo Sampaio, pegou o time no meio da temporada e melhorou bastante o time. Não fomos campeões, mas, de um modo geral, ele fez um grande trabalho e merece continuar no Sampaio", afirma o presidente.

Em relação à montagem do elenco do Sampaio Basquete para a temporada de 2026, Murilo Dias disse que já está trabalhando junto com Rodrigo Galego na contratação de atletas e adiantou que a Bolívia Querida terá muitas mudanças no elenco. Para Murilo, o Sampaio precisa ser fiel ao estilo de jogo construído em uma década de projeto e que cativou o torcedor tricolor.

"Estou tendo várias reuniões com o Rodrigo e estamos planejando uma reformulação quase total do elenco. A gente deve manter menos de 50% das meninas e trazer jogadoras que tenham as características que o Rodrigo quer, de intensidade e velocidade, com aquela vontade de serem campeãs. É hora de fazer essa mudança no projeto. Na apresentação do elenco, eu falei que o Sampaio tem um DNA de defesa forte, de transição forte, a torcida pede isso, então as jogadoras precisam ter essa identidade e perfil", declara Murilo.

Além disso, Murilo Dias adiantou que o Sampaio Basquete terá pelo menos mais uma atleta estrangeira em seu elenco para 2026, graças a uma mudança no regulamento da LBF, e adiantou que já tem pelo menos um nome fechado para a próxima temporada, que está sendo mantido sob sigilo por ora.

"A gente já tirou uma atleta do SESI para 2026, mas ainda não posso falar quem é. Em 2026, a liga vai ter três estrangeiras, então é um leque maior de contratações e isso vai ser um diferencial também. Estamos buscando jogadoras para aumentar o nosso patamar em busca do título e monitorando outras equipes, com peças que têm grandes chances de vir para cá", ressalta o mandatário do Sampaio Basquete.

Na temporada de 2025, onde teve todos os seus jogos transmitidos ao vivo no canal do Imirante no YouTube, o Sampaio Basquete garantiu a melhor campanha da fase classificatória da LBF, conquistando 18 vitórias em 20 partidas e registrando 90% de aproveitamento. No mata-mata, o Tricolor eliminou o Cerrado com dois triunfos nas quartas de final e passou pelo São José no terceiro jogo das semifinais, porém, o time maranhense sofreu a terceira derrota consecutiva nas Finais da LBF para o SESI Araraquara, que faturou o tricampeonato após fechar a série contra a Bolívia Querida em 3 a 1. Também neste ano, o Sampaio perdeu para o SESI na final da Copa LBF, realizada em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.