Cerimônia de abertura terá um Brasil desfalcado

Atualizada em 27/03/2022 às 15h00

BRASÍLIA - A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas terá início às 14h45 (de Brasília) desta sexta-feira.

O Brasil será o 31º país a entrar na pista para o desfile, que acontece antes do ponto máximo da noite, quando a pira olímpica é acesa. Mas a delegação brasileira terá desfalques de peso para a festa, com alguns favoritos a medalhas de ouro.

Algumas modalidades, como o vôlei, basquete, ginástica e natação, não entram no desfile porque já participam de competições no dia seguinte à abertura dos Jogos. Assim, os comandados de Bernardinho no vôlei masculino e a ginasta Daiane dos Santos, favoritos em suas modalidades, ficarão de fora. Já o tenista Gustavo Kuerten também pode trocar a participação no desfile pelos treinos.

Segundo o COB, estão confirmados para o desfile atletas brasileiros das seguintes modalidades: boxe, esgrima, ginástica rítmica, handebol masculino e feminino, hipismo, judô, nado sincronizada, remo, saltos ornamentais, tênis de mesa, vela e vôlei de praia.

Vão participar da festa atletas das 202 delegações, que tiveram a ordem de entrada definida pelo alfabeto grego. Segundo a previsão do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Atenas (Athoc), a bandeira brasileira surgirá na pista por volta das 16h (de Brasília).

A festa durará cerca de três horas e meia e terá a participação de um total de quatro mil pessoas. Além disso, os 72 mil lugares do Estádio Olímpico estarão lotados, enquanto cerca de outras 4 bilhões de pessoas no mundo todo vão acompanhar o evento pela televisão.

O porta-bandeira brasileiro será o velejador Torben Grael, quatro vezes medalhista em Olimpíadas. O atleta será seguido pelo chefe de missão, Marcus Vinícius Freire. Depois vão aparecer os demais atletas, primeiro as mulheres e depois os homens. O uniforme de desfile da delegação brasileira foi produzido pela estilista Mônica Conceição.

O Athoc já realizou um ensaio geral da cerimônia de abertura, mas manterá em segredo o programa completo da festa até o final. As pessoas que compareceram ao estádio para o ensaio, muitas delas voluntários ou trabalhadores do Comitê Organizador, foram proibidas de gravar imagens ou som e tirar fotos.

Sabe-se que serão homenageados Eros, o Deus do amor, e a história da Grécia, através de sua arte. Além disso, serão lembradas as edições dos Jogos modernos desde 1896 e o percurso da tocha olímpica.

A cerimônia contará, segundo seu produtor, David Zockwer, com todas as inovações tecnológicas, entre elas uma câmara hidráulica de 25 metros de diâmetro enterrada a 23 metros do chão, da qual "sairão vários objetos".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.