SÃO PAULO - Se depender da cerimônia de abertura realizada nesta sexta-feira, 13, os Jogos de Atenas vão calar os críticos, que passaram os últimos quatro anos duvidando da capacidade dos gregos de organizar uma nova Olimpíada.
Num espetáculo de mais de três horas, sem falhas, os idealizadores surpreenderam o público com o uso de efeitos pirotécnicos, coreografias simples mas com bastante significado e a apresentação da cantora islandesa Björk.
A cerimônia, remetendo à Antigüidade, explorou ao máximo o fato de os gregos terem criado a Olimpíada, com a primeira edição em 776 a.C., e terem sido a sede dos primeiros Jogos da era moderna, em 1896. A maioria das coreografias representou mitos da Grécia Antiga e elementos do folclore grego.
Mas também teve elementos atuais: a entrada dos atletas foi embalada por música eletrônica, e dois astronautas falaram, ao vivo, direto do espaço.
Algumas cenas marcaram o evento. Nos primeiros minutos, logo após o pôr-do-sol, um raio de fogo, como se fosse um cometa, desceu do topo do estádio olímpico até seu centro e acendeu por alguns minutos os cinco aros olímpicos, que estavam dentro de um espelho d´água montado para representar o mar -elemento fundamental da cultura helênica.
Uma hora e meia depois, quando todas as delegações já haviam entrado e se posicionado no centro do estádio olímpico (já seco), os esportistas gregos entraram com folhas de oliveira e se posicionaram em torno de todas as delegações _de modo a representar uma coroa de louros sobre todos os competidores.
Das dificuldades previstas em 2000 -quando a Grécia recebeu uma advertência do Comitê Olímpico Internacional de que poderia não sediar os Jogos devido a atrasos no cronograma-, nenhuma se concretizou.
Mas os gregos iniciam os Jogos sob a suspeita de uso de doping de dois de seus principais atletas, os corredores Costas Kenteris e Ekaterina Thanou. Kenteris, que ganhou ouro em Sydney-2000 e estava cotado para acender a pira olímpica, sofreu um acidente supeito ontem, um dia depois de faltar a um teste de sangue.
A pira foi acesa às 18h05 pelo velejador Nikolaus Kaklamanakis, medalha de ouro na classe Mistral em Atlanta-1996.
Veja, a seguir, destaques da cerimônia:
Réplica de barco de papel com menino que conduziu bandeira da grécia
O INÍCIO - Às 20h44 (14h44 em Brasília), um telão no estádio exibiu cenas de todas as Olimpíadas realizadas desde 1896 -cada cena durou um segundo- e iniciou uma contagem regressiva. Às 14h45, exatamente no horário previsto, a cerimônia começou, com o estouro de uma bateria de fogos de artifício em torno da cobertura do Estádio Olimpico, que ficou pronto há apenas um mês.
Na seqüência, 400 percussionistas começaram a tocar um ritmo grego que imita as batidas do coração. Às 14h48, o "cometa" pirotécnico acendeu os aros olímpicos com argolas de 17,5 m de diâmetro e 58 m de circunferência que se incendiaram sobre um espelho d´água com 2,16 milhões de litros.
O fogo foi se apagando aos poucos e, às 14h51, Um pequeno "barco de papel" apareceu na água, trazendo uma bandeira grega. Dentro dele, um menino com uma bandeira grega na mão saiu e acenou para a platéia.
O hino da Grécia foi tocado às 14h56 por um coro exclusivamente masculino, e a bandeira grega foi então hasteada.
Do centro do "mar", surgiu então uma máscara, que se abriu em oito partes, formando uma escultura. Essas partes se desmebraram em 18 partes, que pousaram sobre o "mar" representando as ilhas gregas. Ao centro, surgiu a figura de um cubo, considerado por Pitágoras como a "figura perfeita".
A partir daí, começou uma parada com atores representando períodos-chave da cultura grega até os tempos atuais. No final, raios de luz formaram a imagem representativa do DNA (as duas hélices), e o "mar" começou a sumir, com a água sendo sugada para reservatórios construídos no subsolo do estádio.
Do "mar", agora esvaziado, surgiu uma oliveira, árvore sagrada para os gregos, terminando a primeira parte da cerimônia.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.