ATENAS - No terceiro dia de disputas da natação nos Jogos Olímpicos de Atenas, a pernambucana Joanna Maranhão foi a melhor do país novamente. Única brasileira a passar das eliminatórias, parou nas semifinais dos 200m medley. Com 2min15s43, novo recorde sul-americano, terminou em quinto lugar na sua série e fez o 11º tempo geral da fase, ficando fora do grupo de oito classificadas para a disputa de medalha.
A ucraniana Yana Klochkova foi a melhor das semifinais, com 2min13s30. A decisão da prova acontece na tarde de terça-feira.
No sábado, Joanna tinha conseguido igualar o melhor resultado de uma brasileira nas Olimpíadas. Ficou em quinto lugar nos 400m medley, feito alcançado somente por Piedade Coutinho na mesma distância do estilo livre nos Jogos de Berlim 1936. A pernambucana de 17 anos volta a competir na quarta-feira, integrando a equipe nacional de revezamento 4x200m livre.
- Os Jogos Olímpicos já valeram para mim. Nem treinei para essa prova dos 200m. Só não queria, de jeito nenhum, terminar em último na minha série semifinal. Mas acho que agora a Georgina e eu vamos ficar revezando essa marca - disse Joanna, referindo-se à argentina Georgina Bardach, dona do antigo recorde sul-americano da prova, de 2min16s04.
Duas eliminações brasileiras nesta segunda
Nos 200m livre, Mariana Brochado fez o tempo de 2min02s91 e não se classificou. Ao lado de Joanna Maranhão, Paula Baracho e Monique Ferreira, volta a competir no revezamento 4x200m livre.
Kaio Márcio foi outro a não conseguir se classificar. Nos 200m borboleta, fez 1min58s23 na eliminatória. Foi o último na sua bateria e terminou em 19º no geral.
O brasileiro ainda volta às piscinas na quinta-feira. Disputa as eliminatórias dos 100m borboleta, como o compatriota Gabriel Mangabeira.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.