Brasileiras se classificam para final do revezamento

Esporte na Globo

Atualizada em 27/03/2022 às 15h00

ATENAS - O Brasil teve uma ótima manhã na natação dos Jogos Olímpicos de Atenas. Thiago Pereira e Rogério Romero se classificaram para as semifinais dos 200m medley e 200m costas, respectivamente. E Joanna Maranhão, Mariana Brochado, Monique Ferreira e Paula Baracho garantiram a presença do país na final do revezamento 4x200 livre.

A equipe brasileira conseguiu o sétimo tempo nas eliminatórias, estabelecendo o novo recorde sul-americano (8min05s58). As meninas reduziram a marca anterior em quase cinco segundos (8min10s54). A final está marcada para as 15h de hoje.

É a segunda vez que o país consegue classificar um revezamento feminino para uma final olímpica. Em Londres-48, a equipe formada por Piedade Coutinho, Eleonora Schmidt, Maria Angélica Costa e Talita Rodrigues ficou em 6º lugar na mesma prova.

Thiago fica perto de Phelps

Nas provas masculinas, o Brasil também conseguiu bons resultados nesta quarta-feira. Principal esperança da natação brasileira nos Jogos Olímpicos de Atenas, Thiago Pereira, 18 anos, avançou às semifinais dos 200m medley, com o quinto melhor tempo das eliminatórias.

O brasileiro fez o tempo de 2min01s12 e ficou em terceiro lugar na sétima série, vencida pelo americano Michael Phelps, favorito absoluto ao ouro.

Thiago liderou a prova na primeira passagem (borboleta), foi ultrapassado por Phelps no nado de costas, mas retomou a dianteira no estilo peito. Na passagem final, o nado livre, o mais fraco do brasileiro, Phelps reassumiu a ponta e fechou a bateria com o tempo de 2min00s01. Nos metros finais, Thiago foi ultrapassado pelo japonês Jiro Miki (2min00s93).

Diogo Yabe não se classificou para as semifinais, que serão realizadas hoje à tarde, por volta das 14h30. A final será disputada na quinta-feira.

Rogério Romero, 34 anos, também teve bom desempenho e garantiu presença na semifinal dos 200m costas, por volta das 13h50 desta quarta-feira. Pela quinta vez nos Jogos Olímpicos (participa desde Seul-88), o nadador ficou em 11º lugar nas eliminatórias, com o tempo de 2min00s60. O mais rápido foi o americano Aaron Peirsol, que disputou a quinta série, junto com Romero. Peirsol fez 1min57s33.

Rebeca Gusmão não teve a mesma sorte e ficou fora das semifinais dos 100m livre. A atleta completou a 6ª série eliminatória em sétimo lugar, com o tempo de 56s26, terminando em 20º lugar no geral. Apenas as 16 primeiras colocadas avançaram na competição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.