ATENAS - Os ventos gregos, que não haviam sido generosos para o Brasil na quarta-feira, mudaram de lado e ajudaram os barcos verde-amarelos nesta quinta na raia olímpica de Agios Kosmas, em Atenas. Robert Scheidt recuperou a liderança na classe Laser, mesmo não conseguindo resultados expressivos nas duas regatas disputadas, e Ricardo Winicki, o Bimba, venceu a regata da Mistral masculino, assumindo a ponta na classificação geral. Além deles, o Brasil obteve bons resultados na classe 49er.
Scheidt começou o dia com um 19º lugar na sétima regata da Laser. O brasileiro também não obteve bom resultado na oitava regata - foi o 12º -, mas o austríaco Andreas Geritzer foi ainda pior, chegando em 15º. O esloveno Vasilij Zbogar venceu a regata e entrou na briga direta por uma medalha. Faltando três regatas para o fim, Scheidt lidera com 39 pontos perdidos, três de vantagem para Geritzer e cinco para Zbogar.
- Larguei muito mal na primeira regata e não conseguiu recuperar muitas posições. Na segunda prova, o que me complicou foi a punição, pois perdi alguns segundos preciosos. Apesar dos resultados irregulares desta quinta, consegui recuperar a liderança do campeonato - disse Scheidt. - Chegou a hora de velejar tudo o que sei. Sexta-feira é um dia importantíssimo e muita coisa pode ser definida. O campeonato embolou muito e agora muita gente pode ganhar medalha - completou o heptacampeão mundial.
Na Mistral masculino, foi disputada a quarta das 11 regatas programadas. Ricardo Bimba venceu e assumiu a ponta na classificação geral, com apenas 13 pontos perdidos, oito de vantagem para o israelense Gal Fridman.
O Brasil também já começa a sonhar com medalha na classe 49er. André Fonseca e Rodrigo Duarte tiveram um bom dia na raia de Agios Kosmas, conseguindo dois terceiros lugares nas regatas realizadas nesta quinta. Após seis regatas disputadas, a dupla brasileira está na vice-liderança geral, com 25 pontos perdidos - dois pontos atrás dos noruegueses Christoffer Sundby e Frode Bovim. Os ucranianos Rodion Luka e George Leonchuk vem logo atrás, com 26 pontos. A classe 49er é a única que será disputada em 16 regatas - todas as outras classes contam com apenas 11 provas.
Chances remotas na 470
As regatas desta quinta foram péssimas para as pretensões de medalha da dupla brasileira Alexandre Paradeda e Bernardo Arndt na classe 470 masculino. Após um 24º e um 9º lugares, eles ocupam a 10ª posição na classificação geral com dez regatas disputadas e apenas uma restando para a definição dos medalhistas.
Para conquistar a medalha de bronze, Paradeda e Arndt tem que vencer a última regata, marcada para sábado, e torcer por resultados ruins de sete barcos. Os brasileiros não têm mais chances de brigar pela prata ou ouro. Depois de liderarem por quase toda a competição, os britânicos Nick Rogers e Joe Glanfield caíram para o segundo lugar, ultrapassados pelos americanos Paul Foerster e Kevin Burnham. A diferença entre as duas duplas é de apenas dois pontos.
Na 470 feminino, a dupla grega Sofia Bekatorou e Aimilia Tsoulfa já garantiu a medalha de ouro por antecipação depois dos resultados desta quinta, quando venceram uma regata e ficaram em segundo na outra. Fernanda Oliveira e Adriana Kostiw ficaram em 15º e 5º nas duas regatas do dia e permanecem na 19ª posição no geral.
O brasileiro João Signorini, o Joca, não tem mais chances de medalha na classe Finn. Após as duas regatas disputas nesta quinta em Atenas, Joca é o 11º na classificação geral, com 96 pontos perdidos. A liderança, após dez regatas, é do inglês Ben Ainslie, que protagonizou duelos com Roberto Scheidt na classe Laser em Atlanta-96, quando ficou com a prata, e Sydney-2000, quando levou o ouro. O espanhol Rafael Trujillo briga com Ainslie pelo ouro. A regata final da classe Finn será disputada no sábado.
Na Mistral feminino, a brasileira Carol Borges terminou a quinta regata, vencida pela italiana Alessandra Sensini, na 21ª posição. Carol ocupa o 25º lugar na classificação geral, que é liderada pela francesa Faustine Merret.
Classificação geral da 470 masculino após dez regatas
1 - Paul Foerster/Kevin Burnham (EUA) 53 pontos perdidos
2 - Nick Rogers/Joe Glanfield (Grã-Bretanha) 55
3 - Johan Molund/Martin Andersson (Japão) 79
10 - Alexandre Paradeda/Bernardo Arndt (Brasil) 99
Classificação geral da 470 feminino após dez regatas
1 - Sofia Bekatorou/Aimilia Tsoulfa (Grécia) 24 pontos perdidos
2 - Natalia Via Dufresne/Sandra Azon (Espanha) 58
3 - Therese Torgersson/Vendela Zachrisson (Suécia) 61
19 - Fernanda Oliveira/Adriana Kostiw (Brasil) 113
Classificação geral da Finn após dez regatas
1 - Ben Ainslie (Grã-Bretanha) 24 pontos perdidos
2 - Rafael Trujillo (Espanha) 38
3 - Mateusz Kusznierewicz (Polônia) 52
11 - João Signorini (Brasil) 96
Classificação geral da Laser após oito regatas
1 - Robert Scheidt (Brasil) 39 pontos perdidos
2 - Andreas Geritzer (Áustria) 42
3 - Vasilij Zbogar (Eslovênia) 44
Classificação geral da 49er após seis regatas
1 - Christoffer Sundby/Frode Bovim (Noruega) 23 pontos perdidos
2 - André Fonseca/Rodrigo Duarte (Brasil) 25
3 - Rodion Luka/George Leonchuk (Ucrânia) 26
Classificação geral da Mistral masculino após quatro regatas
1 - Ricardo Winicki (Brasil) 13 pontos perdidos
2 - Gal Fridman (Israel) 21
3 - Przemyslaw Miarczynski (Polônia) 23
Classificação geral da Mistral feminino após quatro regatas
1 - Faustine Merret (França) 9 pontos perdidos
2 - Alessandra Sensini (Itália) 11
3 - Lai Shan Lee (Hong Kong) 17
25 - Carol Borges (Brasil) 89
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.