SÃO PAULO - Pela terceira vez em três edições em que o futebol feminino é disputado em Olimpíadas, a seleção brasileira está presente nas semifinais da competição. Nesta sexta-feira, o Brasil derrotou o México por 5 a 0 em Heraklio, em jogo válido pelas quartas-de-final, e agora está a uma vitória da final olímpica em Atenas.
Nas duas edições em que o futebol feminino foi realizado em Olimpíadas, o Brasil chegou muito perto de uma medalha. Nos Jogos de Atlanta, em 1996, e Sydney, em 2000, as brasileiras bateram na trave ao terminar na quarta colocação, depois de derrotas na semifinal e na decisão do bronze.
A classificação das brasileiras para a semifinal também mantém viva a esperança do primeiro ouro olímpico do futebol nacional. A equipe masculina, apesar de tantas glórias internacionais, jamais conseguiu tal feito. Os pentacampeões mundiais foram prata duas vezes (Los Angeles-84 e Seul-88) e bronze em outra oportunidade (Atlanta-96).
Nesta sexta, para passar pelas mexicanas, tradicionais "freguesas" brasileiras, a equipe contou com a inspiração de duas jogadoras: Cristiane, artilheira das Olimpíadas ao lado da alemã Prinz com cinco gols, e Rosana, principal peça de armação da seleção.
Na semifinal, a seleção brasileira terá um obstáculo complicado para chegar à decisão dos Jogos Olímpicos. A equipe de René Simões enfrentará a Suécia, atual vice-campeã do mundo, que derrotou a Austrália por 2 a 1. Será a reedição do confronto das quartas-de-final do último Mundial, quando as suecas eliminaram o Brasil.
O Jogo
As brasileiras começaram dominando a partida, confirmando a supremacia técnica sobre as mexicanas. Mas, de início, a equipe de René Simões, mesmo chegando com facilidade à área adversária, não conseguia concluir.
Daniela disputa lance com a mexicana Monica Vergara na vitória em Heraklio
Aos 16min, Rosana fez boa jogada pela esquerda, ganhou da marcação e cruzou na área. Cristiane se antecipou à defesa e bateu forte, exigindo grande defesa da goleira Tajonara.
O domínio brasileiro chegou ao placar aos 24min, quando Rosana, após bela jogada pela esquerda, fez um cruzamento perfeito para Cristiane. Sem marcação, a artilheira brasileira desviou de cabeça. A goleira mexicana ainda tocou na bola, mas não conseguiu impedir o gol.
Três minutos depois, o Brasil ampliou o placar, quando Rosana ganhou da marcação e serviu Formiga, que só empurrou para as redes.
No segundo tempo, logo aos 3min Cristiane foi lançada em profundidade, aproveitou a saída em falso da goleira Tajonara e tocou para o gol aberto, fazendo 3 a 0. Cinco minutos depois, Formiga recebeu de Marta, se livrou da marcação com um belo toque e bateu cruzado para ampliar a vantagem.
Aos 14min foi a vez do futebol de Marta aparecer. A camisa 10 brasileira se livrou de uma marcadora passando o pé sobre a bola e depois bateu forte na saída da goleira adversária, definindo a vitória em 5 a 0.
Brasil
Andréia; Monica, Tânia Maranhão (Aline), Juliana Cabral e Daniela; Rosana, Elaine, Cristiane e Formiga (Roseli); Pretinha (Renata) e Marta
Técnico: René Simões
México
Tajonara; Gomez, Sandoval, Gonzalez e Castillo; Vergara (Lopez), Leyva, Valderrama e Dominguez; Mora e Martinez (Gutierrez)
Técnico: Leonardo Cuellar
Data: 20/08/2004 (sexta-feira)
Local: estádio Pankritio, em Heraklio (GRE)
Árbitro: Fatou Gaye (SEN)
Auxiliares: Mariette Bantsimba (CGO) e Tempa Ndah (BEN)
Cartão vermelho: Dominguez (M)
Cartões amarelos: Tânia Maranhão (B); Valderrama (M)
Gols: Cristiane, aos 24min; Formiga, aos 27min do primeiro tempo; Cristiane, aos 3min; Formiga, aos 8min; Marta, aos 14min do segundo tempo
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.