SÃO PAULO - Logo depois de arrebatar a quinta medalha de ouro nas Olimpíadas de Atenas, Michael Phelps provocou grande surpresa ao anunciar que não vai disputar a prova do revezamento 4x100 m medley neste sábado.
Phelps, que chegou a nadar as eliminatórias da prova na manhã desta sexta-feira, disse ao técnico norte-americano Eddie Reese que queria abrir mão de seu lugar e cedê-lo a seu companheiro Ian Crocker.
A maior sensação das piscinas de Atenas teria o direito de fazer os 100 m de borboleta por ter batido Crocker na final dessa distância nesta sexta, mas, logo depois de receber o ouro, abandonou a última prova que faria na Grécia.
"Estamos aqui como uma equipe e é assim que vamos sair", disse Phelps. "E acho que isso é o mais correto."
Com a desistência, Phelps fechou sua participação em Atenas nesta sexta, com o quinto ouro, nos 100 m borboleta. Ele também venceu as provas de 200 m borboleta, 200 m medley, 400 m medley e revezamento 4x200 m livre. O americano ainda ganhou bronze nos 200 m livre e no revezamento 4x100 m livre.
Com a desistência, Phelps perde a oportunidade de se igualar ao ginasta soviético Aleksandr Dityatin, que é o único na história a ganhar oito medalhas em uma só Olimpíada, em Moscou-1980.
E isso provavelmente ocorreria neste sábado, já que os Estados Unidos nunca perderam uma prova de revezamento medley e são favoritos. Mesmo assim, está em um grupo de oito atletas que ganharam sete medalhas em uma só edição.
Outro recorde igualado de Phelps foi o de seu compatriota Mark Spitz, que era o único a ter mais de dois ouros em provas individuais. Em Munique-72, Spitz ganhou sete.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.