ATENAS, GRÉCIA - O Brasil manteve a tradição e terá uma dupla na final do torneio feminino de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos. Adriana Behar e Shelda venceram as australianas Cook e Sanderson, nesta segunda-feira, por 2 sets a 0, parciais de 21/17 e 21/16, e vão estar na decisão desta terça-feira, às 15h (de Brasília). Na pior das hipóteses, as líderes do ranking mundial vão repetir a medalha de prata conquistada em Sydney-2000, quando perderam para a mesma Cook, que atuava ao lado de Pottharst.
As brasileiras enfrentarão a parceria vencedora do duelo entre as americanas Walsh e May e McPeaks e Youngs, que jogam a outra semifinal na seqüência. Se depender do retrospecto, Behar e Shelda devem estar torcendo para que McPeaks e Youngs vençam. As duas duplas se enfrentaram cinco vezes no Circuito Mundial em 2004 e as brasileiras ganharam quatro. Diante de Walsh e May a história é quase a inversa. Foram três derrotas no mesmo número de jogo. De quebra, Walsh venceu uma quarta partida atuando com Wacholder, que substituiu May, machucada.
Antes desta final olímpica, o Brasil já ganhara quatro medalhas nos torneios femininos do esporte. Ouro, com Jaqueline e Sandra Pires, e prata, com Adriana Samuel e Mônica, em Atlanta-96 e prata, com Behar e Shelda, e bronze, com Sandra Pires e Adriana Samuel, em Sydney-2000.
Saque de Shelda e lesão de Cook ajudam na vitória
As brasileiras dominaram o primeiro set diante das australianas, apesar do início ter sido equilibrado. Contando com o ótimo saque de Shelda, sempre forçado em cima de Cook, a dupla verde e amarela abriu vantagem na parte final da série. A australiana sente uma lesão no ombro direito e chegou a jogar com uma proteção no local. O placar de 21/17 se deu principalmente por conta deste dois fatores.
O equilíbrio também foi a marca da segunda série, empatada até a primeira metade. As brasileiras desgarraram um pouco e começaram a abrir, com 16/13, por exemplo. O domínio aumentou e as brasileiras venceram por 21/16.
Antes da vitória desta segunda, Behar e Shelda haviam derrotado as sul-africanas Naidoo e Willand, por 21/17 e 21/10, as italianas Perotta e Gattelli, por duplo 21/17 e as cubanas Grasset e Peraza, por 21/14 e 21/19. As três vitórias garantiram o primeiro lugar do grupo B da fase de classificação. Nas oitavas, as brasileiras superaram as búlgaras
Yanchulova, por 18/21, 21/16 e 15/11 e nas quartas, bateram as compatriotas Ana Paula e sandra Pires, por 15/21, 21/13 e 15/13.
Apenas as duas duplas americanas venceram todas as partidas que fizeram, quatro cada.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.