ATENAS, GRÉCIA - Os ventos continuam a favor do Brasil na raia olímpica de Agios Kosmas, em Atenas. Uma dia depois do ouro de Robert Scheidt na Laser, o carioca Ricardo Winicki, o Bimba, reassumiu nesta segunda-feira a liderança da classe Mistral ao vencer a décima e penúltima regata da categoria.
Bimba, que ficou em nono lugar na primeira prova do dia, está muito próximo da primeira medalha olímpica. Se chegar em terceiro lugar na regata de encerramento, na quarta-feira, ganhará a medalha de ouro, independemente da colocação dos adversários. Uma 15ª colocação assegura o bronze para o brasileiro.
O brasileiro soma 37 pontos perdidos, três de vantagem sobre o israelense Gal Fridman, segundo colocado, com 40 pontos. Fridman chegou em quinto na regata, logo atrás do grego Nikolaos Kaklamanakis, terceiro colocado na classificação geral (42 pontos). Com exceção do grego, todos os cinco primeiros colocados possuem duas vitórias - primeiro critério de desempate.
Quem também teve um dia bom nas águas atenienses foi a dupla Torben Grael e Marcelo Ferreira, da classe Star. Os brasileiros seguem firme em busca do bicampeonato olímpico - foram campeões em Atlanta/96 e bronze em Sydney-2000. Na quinta regata, disputada nesta segunda-feira, os velejadores terminaram na segunda colocação, mantendo a liderança na classificação geral da categoria. Eles somam oito pontos perdidos, já com um descarte, contra 15 da dupla canadense, formada por Ross MacDonald e Mike Wolfs, vencedores da regata. A sexta etapa, que também seria realizada nesta segunda, foi adiada por causa da instabilidade dos ventos.
André Fonseca e Rodrigo Duarte, que estão entre os primeiros desde o começo da competição na 49er, terminaram em 15º na 12ª regata da categoria. Apesar do mau resultado, os velejadores caíram apenas uma posição no geral, ocupando agora o sexto lugar, com 69 pontos perdidos. Ainda faltam quatro regatas para o final.
Na Tornado, porém, a dupla Maurício Santa Cruz e João Carlos Jordão não conseguiu bons resultados. Após a quinta e sexta regatas, os velejadores terminaram na 17ª posição na classificação geral da classe Tornado, com 77 pontos perdidos. A liderança da categoria é da dupla americana, formada por John Lovell e Charlie Ogletree.
A carioca Carol Borges também não se saiu muito bem na Mistral feminino. Nas duas regatas desta segunda, Carol conquistou apenas um 25º e um 22º lugar, permanecendo em 25º na classifcação geral.
Confira a classificação por classes:
Mistral masculino:
1º - Ricardo Winicki (BRA) - 37 pontos perdidos
2º - Gal Fridman (ISR) - 40
3º - Nikolaos Kaklamanakis (GRE) - 42
Star:
1º - Torben Grael/Marcelo Ferreira (BRA) - 8 pontos
2º - Ross MacDonald/Mike Wolfs (CAN) - 15
3º - Nicklas Holm/Claus Olesen (DIN) - 19
Tornado:
1º - John Lovell/Charlie Ogletree (EUA) - 20 pontos
2º - Roman Hagara/Hans Peter Steinacher (AUT) - 21
3º - Santiago Lange/Carlos Espínola (ARG) - 25
17º - Mauricio S. Cruz/João C. Jordão (BRA) - 77
49er:
1º - Iker Martinez/Xavier Fernandez (ESP) - 46 pontos
2º - Chris Draper/Simon Hiscocks (GBR) - 55
3º - Rodion Luka/George Leonchuk (UCR) - 55
6º - Andre Fonseca/Rodrigo Duarte (BRA) - 69
Mistral feminino:
1º - Alessandra Sensini (ITA) - 27 pontos
2º - Faustine Merret (FRA) - 29
3º - Yin Jian (CHN) 32
25º - Carolina Borges (BRA) - 232
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.