Com Ricardo/Emanuel, Brasil também vai à final no masculino

Atualizada em 27/03/2022 às 15h00

SÃO PAULO - O Brasil confirmou o favoritismo e está na decisão do ouro do vôlei de praia tanto no masculino, como no feminino. Depois de Adriana Behar e Shelda, coube a Ricardo e Emanuel vencerem seu jogo da semifinal. Num jogo bastante tenso, eles venceram nesta segunda-feira os suíços Heuscher e Kobel por 2 sets a 1, com parciais de 21-14, 19-21 e 15-12.

Das duas duplas brasileiras, três jogadores têm uma nova oportunidade de conquistar o ouro, já que Behar e Shelda estiveram na final em Sydney-2000 e perderam. O mesmo aconteceu com Ricardo e seu antigo parceiro, Zé Marco.

Ricardo e Emanuel farão a final nesta quarta-feira, contra os espanhóis Bosma e Herrera. Adriana e Shelda decidem a medalha já nesta terça, contra as favoritas May e Walsh, dos Estados Unidos.

Os dois brasileiros chegaram a Atenas como principais candidatos ao ouro. Em menos de dois anos de parceria conquistaram o bicampeonato do Circuito Mundial (2003 e 2004) e o Campeonato Mundial (2003). E são os atuais líderes do ranking mundial.

Em Atenas, na busca do único título que lhes falta, eles se mantiveram invictos e haviam cedido apenas dois sets até aqui.

O jogo

No primeiro set, os brasileiros conseguiram abrir dois pontos de vantagem (11 a 9) em contra-ataque, após um difícil serviço de Emanuel, e no bloqueio de Ricardo. Aplicada no saque, a dupla conseguiu ampliar a vantagem aproveitando erros da Suíça, que parou no 11º ponto enquanto o Brasil fez mais três. Ricardo, de novo no bloqueio, confirmou a tranqüila vitória em 21-14.

A situação se inverteu no segundo set. O saque já não surtia efeito e a dupla suíça não dava chances para a defesa e o bloqueio adversários. Heuscher e Kobel chegaram a ter 11 a 6 sobre os brasileiros.

Por duas vezes o Brasil perdeu a chance de marcar pontos de contra-ataque, uma com Ricardo, na largadinha, outra com Emanuel, que recebeu uma bola baixa e ficou no bloqueio.

A reação começou só na segunda metade do set, com dois bloqueios de Ricardo (14 a 15). Num saque na rede de Emanuel a Suíça voltou a ter dois pontos de vantagem, mantidos até o fim do set, em 21 a 19.

O tie-break se manteve equilibrado até que os suíços viraram no contra-ataque, em 10 a 9. Com Ricardo cometendo muitos erros, Emanuel soube fazer a diferença e levou o Brasil à frente com ponto de bloqueio. Ricardo errou o saque seguinte e o set ficou novamente empatado. Em dois erros dos suíços, o Brasil conseguiu abrir dois pontos.

Emanuel sacou na rede e perdeu a oportunidade do match-point. Ele mesmo se encarregou de marcar o ponto no ataque, na jogada seguinte. O Brasil fechou no bloqueio de Emanuel sobre Heuscher.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.