César Castro fica em nono lugar no trampolim e China leva ouro

Atualizada em 27/03/2022 às 15h00

SÃO PAULO - César Castro não conseguiu melhorar sua posição na final da prova de trampolim de 3 m. O saltador brasileiro somou 662,97 pontos e se manteve no nono lugar em que havia parado nas semifinais.

Castro teve uma seqüência apenas regular nos seis saltos e só ganhou uma posição em sua terceira tentativa, quando atingiu a marca de 82,95 pontos.

Nesse instante, ele ultrapassou o russo Alexander Dobroskok, atual campeão mundial, e foi para o oitavo lugar. Mas, nas últimas tentativas, recebeu notas baixas e voltou para a nona colocação.

Castro é o primeiro brasileiro a conseguir classificação para uma final olímpica dos saltos ornamentais desde os Jogos de Helsinque, em 1952. Ele, porém, não atingiu a melhor colocação da história do país, que pertence a Milton Busin, com sexto lugar no trampolim, em 52.

Castro é o segundo brasileiro a competir nos saltos ornamentais. Juliana Veloso disputou a prova de plataforma de 10 m, mas terminou na 16ª posição, três acima de sua colocação nas Olimpíadas de Sydney.

A medalha de ouro ficou com o chinês Peng Bo, prata no Campeonato Mundial do ano passado, em Barcelona. Ele começou a final pouco atrás do russo Dmitri Sautin, mas disparou aos poucos e terminou com 787,38 pontos.

A medalha de prata foi para o canadense Alexandre Despatie, que ficou em sexto lugar no último Mundial. Ele, que foi ouro na plataforma de 10 m em Sydney-2000, terminou com 755,97 pontos.

O bronze foi para o russo Dmitri Sautin, com 753,27 pontos. Ele também foi terceiro colocado nas Olimpíadas de Sydney e no Mundial de Barcelona.

O quarto lugar foi do chinês Wang Feng, campeão do Grand Prix 2004, com 750,72 pontos, seguido pelo mexicano Fernando Platas, prata em Sydney-2000, com 704,25. O russo Alexander Dobroskok foi o sétimo, com 697,29 pontos.

Essa foi a quarta medalha de ouro conquistada pela China nos Saltos ornamentais. Anteriormente, o país já havia sido campeão na plataforma e trampolim sincronizado feminino e na plataforma sincronizada masculina. A Grécia levou ouro no trampolim sincronizado masculino, enquanto a Austrália foi campeã na plataforma feminina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.