SÃO PAULO - Os resultados da primeira rodada do grupo D da Copa do Mundo colocaram Inglaterra e Uruguai em uma situação incômoda no torneio. As duas seleções foram derrotadas em suas respectivas estreias e, por isso, chegam ao segundo jogo já com a necessidade de vitória pela sobrevivência. Nesta quinta-feira, às 16 horas (de Brasília), os dois campeões mundiais duelam no estádio do Corinthians, em São Paulo.
Quem sofre uma pressão maior é o Uruguai, que perdeu em seu jogo inaugural para o adversário teoricamente mais fraco do grupo, a Costa Rica. Para piorar, a equipe celeste não poderá contar com seu capitão, Diego Lugano, que teve constatada uma lesão no joelho esquerdo. O anúncio da saída do zagueiro foi feito na véspera da partida, mas o técnico Oscar Tabarez se apega à história para confiar no grupo.
“Começar a Copa perdendo compromete um pouco nossas chances, mas não acabou ainda. São dois times que vão se enfrentar precisando da mesma coisa, pois quem não conseguir vai ficar na situação de quase eliminado. É um rival, mas este grupo sabe que, quando existe uma possibilidade, tem de fazer alguma coisa para conseguir”, afirmou.
Tabarez não revelou quem será o substituto de Lugano, mas o mais provável é que a vaga na defesa fique com Gimenez. Além do sistema defensivo, o técnico esconde ainda seus planos para o ataque, sem confirmar a entrada de Luis Suarez, que demonstra estar recuperado de lesão no joelho esquerdo. Já para o lugar de Maxi Rodriguez, suspenso, o treinador deve deslocar o lateral esquerdo Cáceres, abrindo vaga para o são-paulino Álvaro Pereira.
Em caso de nova derrota na Copa do Mundo, o Uruguai terá de torcer por uma combinação de resultados para ainda ter chance de se classificar. A Inglaterra passa por situação semelhante, já que também se complicará bastante se não vencer. Para evitar a queda precoce, a seleção inglesa tenta esquecer o que aconteceu na primeira rodada, dando mais atenção à chance de reagir contra o Uruguai.
“Há três jogos importantes e cada um é independente. Já jogamos o primeiro e analisamos os pontos fortes e as fraquezas. Digerimos a derrota e, agora, vamos nos concentrar nesta partida. São duas excelentes equipes e sabíamos que haveria dificuldade. Trata-se de um grupo com seleções muito fortes, mas faremos o melhor por nós”, afirmou o técnico Roy Hodgson.
A expectativa é de que o treinador coloque em campo o mesmo time que foi derrotado na abertura da Copa do Mundo, já que o próprio elenco entende que a atuação foi boa. “Não podemos mais mudar o jogo passado, mas temos a chance de alterar o que vai acontecer no próximo. Queremos jogar tão bem ou melhor”, declarou o capitão Gerrard. A outra partida do grupo D, entre Itália e Costa Rica, será disputada apenas na sexta-feira, na Arena Pernambuco.
FICHA TÉCNICA
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Carlos Belasco Carballo (Espanha)
Assistentes: Roberto Alonso Fernandez e Juan Yuste (ambos da Espanha)
URUGUAI: Muslera; Cáceres, Giménez, Godín e Álvaro Pereira; Arévalo Rios, González, Cristian Rodríguez e Lodeiro; Suárez e Cavani. T: Oscar Tabarez
INGLATERRA: Hart, Johnson, Cahill, Jagielka e Baines; Henderson, Gerrard e Sterling; Rooney, Sturridge e Welbeck. T: Roy Hodgson
Saiba Mais
- Comitê da Copa de 2014 ainda tem dívidas com empresas que prestaram serviço
- Gilmar Rinaldi é o novo diretor de seleções da CBF
- Federação alemã pede desculpas a argentinos por provocação
- Fifa zoeira? Ranking aponta Fred melhor que atacantes da Alemanha
- Campeões mundiais, jogadores alemães ironizam argentinos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.