Mudanças à vista?

Fifa quer realizar Copa do Catar nos últimos meses de 2022

Proposta ainda será debatida pelo Comitê Executivo da Fifa no mês que vem.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(AFP)

ZURIQUE - Foram precisos seis meses de estudos para que a Fifa se convencesse de que a Copa do Mundo de 2022 não tem condições de ser disputada durante o verão do Catar. Um conselho chamado de ‘Força Tarefa do Calendário Internacional’ concluiu que a adaptação dos atletas ao clima da região seria menos difícil entre os meses de novembro e dezembro. As datas, porém, ainda não são definitivas, visto que a proposta será debatida na próxima reunião do Comitê Executivo da entidade, no mês que vem.

Segundo nota oficial divulgada pela Fifa nesta terça-feira, a proposta de adiar o Mundial em cinco meses tem total apoio das seis confederações associadas. Mas de qualquer forma a ideia é polêmica, pois seria a primeira vez em que a mais importante competição de futebol seria disputada durante a temporada de clubes europeus.

Desde sua criação em 1930, a Copa do Mundo sempre foi jogada entre maio e julho, período correspondente às férias dos clubes europeus. Assim será na Rússia em 2018, visto que o clima do país não é um obstáculo. No Catar o clima é muito mais hostil, com as temperaturas alcançando 46º C durante o verão – que dura de maio a outubro.

De uma forma ou outra a realização do Mundial no deserto deve gerar controvérsias na Europa. A escolha polêmica do país árabe como sede segue sob investigação por suposta compra de votos, enquanto os clubes do Velho Continente esperam as definições da Fifa. De duas opções, a entidade precisa escolher uma: sacrificar o calendário internacional ou punir os jogadores com o calor catari.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.