MELBOURNE (AUSTRÁLIA) - Campeão da temporada passada da Fórmula 1, o britânico Lewis Hamilton começará na frente o Mundial de 2015. O piloto da Mercedes garantiu na madrugada deste sábado a pole position para o Grande Prêmio da Austrália, etapa inaugural do calendário da categoria. A seu lado na primeira fila estará o alemão Nico Rosberg, seu companheiro de equipe.
Hamilton garantiu a ponta do grid de largada com a marca de 1min26s327, com vantagem bastante confortável para Rosberg, seu amigo de infância. A terceira colocação ficou com o brasileiro Felipe Massa, que nos últimos momentos do treino em Melbourne andou a 1min27s718.
O piloto paulista teve pequena frente sobre o alemão Sebastian Vettel, que estabeleceu 1min27s757 e largará na quarta colocação sua primeira corrida como piloto da Ferrari. Kimi Raikkonen foi o sexto, seguido por Valtteri Bottas, Daniel Ricciardo, Carlos Sainz, Romain Grosjean e Pastor Maldonado. Estreante, Felipe Nasr larga em 11º com a Sauber.
Dos que foram à pista, apenas três carros foram eliminados no Q1, primeira parte do treino classificatório em Melbourne. Dois deles da tradicional McLaren, que sofre com problemas em seu carro desde a pré-temporada. Jenson Button e Kevin Magnussen dividirão a última fila do grid em Albert Park. O outro sacado foi Marcus Ericsson, companheiro de Felipe Nasr na Sauber.
Em seu primeiro fim de semana na F1, o piloto brasiliense conseguiu avançar à segunda parte do treino na Austrália, e voltou a andar bem. Com grande volta, ficou com a 11ª colocação, à frente de Max Verstappen, da Toro Rosso, Daniil Kvyat, da Red Bull, e Nico Hulkenberg e Sergio Pérez, da Force India.
Na briga pela pole position no Q3, as Mercedes provaram a vantagem que têm sobre os carros rivais. Hamilton já em sua primeira volta anotou 1min26s419 e logo voltou aos boxes. Já Nico Rosberg cometeu um erro em sua tentativa inicial de marcar tempo e foi parar na grama.
O alemão saiu de novo e conseguiu a segunda colocação, mas sem nem ameaçar a pole position de Hamilton, que ainda melhorou sua marca. Felipe Massa, por outro lado, conseguiu a terceira colocação já após o estouro do cronômetro, com uma volta de 1min27s718.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.