Rali

Roteiro do Dakar 2016 terá Peru, Bolívia e Argentina

A maior prova <i>off-road</i> do mundo terá largada na capital do Peru, Lima.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
Com o Chile fora do roteiro, a poeira do deserto do Atacama não será levantada.
Com o Chile fora do roteiro, a poeira do deserto do Atacama não será levantada. (Divulgação)

PARIS - O Rali Dakar anunciou nesta quinta-feira sua agenda para 2016. A maior prova off-road do mundo terá largada na capital do Peru, Lima, no dia 3 de janeiro, para terminar em Rosário, na Argentina, no dia 16 do mesmo mês. A corrida ainda passará pela Bolívia, em um trajeto que servirá como ponte entre o país e a Argentina.

O Chile não receberá a prova em 2016, uma vez que o governo daquele país decidiu transferir o orçamento destinado ao Dakar para elevar o fundo referente ao combate às sequelas das recentes enchentes no norte do país.

Para o diretor de provas do Dakar, Ettiene Lavigne, é lamentável que o deserto do Atacama, esteja de fora da competição do ano que vem, uma vez que “é um lugar simbólico do Dakar sul-americano”, porém entende as razões e espera que em 2017 a corrida volte ao Chile.

“Peru vai representar para os participantes o que mais parecido há com o deserto do Saara. Há deserto, areia e dunas. Por isso, não perderemos toda a originalidade e especificidade que deve ter o Dakar. O rali terá todas as dificuldades que deve ter a corrida de resistência mais importante do mundo”, completou o dirigente da prova.

De Lima, a prova se dirigirá ao altiplano boliviano. “Uma mudança total de superfície, mas sobretudo uma mudança de clima, com condições muito duras, que irão testar a força dos competidores e máquinas a mais de 3.500 metros de altitude”, explicou Lavigne. A corrida ainda passará pelo Salar de Uyuni, que desta vez também será percorrido pelos caminhões, a beira do Lago Titicaca, para entrar na Argentina por Salta, onde haverá o dia de descanso, em 10 de janeiro. Ao todo, serão 12 etapas de competição. A segunda parte da prova ocorrerá, integralmente, na Argentina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.