Eliminatórias da Copa

Uruguai derrota o Peru e assume liderança das Eliminatórias

A Celeste Olímpica chegou aos 13 pontos e ultrapassou o Equador.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
Cavani marcou o gol da vitória uruguaia sobre o Peru.
Cavani marcou o gol da vitória uruguaia sobre o Peru. (Divulgação / Fifa)

MONTEVIDÉU (URUGUAI) - Após empatar com o Brasil no último final de semana, o Uruguai recebeu o Peru, no Estádio Centenário, em Montevidéu, e fez a lição de casa ao vencer por 1 a 0, assumindo a liderança das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

Com um primeiro tempo fraco, o Uruguai pouco conseguiu criar e só não saiu derrotado porque Paolo Guerrero desperdiçou a melhor chance da etapa. No segundo tempo, o artilheiro Cavani precisou de apenas uma bola para garantir os três pontos para a Celeste.

Com o resultado, o Uruguai subiu para a primeira colocação das Eliminatórias Sul-Americanas, somando 13 pontos. Já o Peru segue na parte baixa da tabela, com 4 pontos. Luis Suárez e companhia voltam em campo pela competição em setembro, contra a Argentina. Enquanto o Peru pega a Bolívia, fora de casa.

O jogo

O Uruguai começou a partida com um ritmo muito abaixo do apresentado no segundo tempo do jogo contra o Brasil. Com uma forte marcação em Luis Suárez e Edinson Cavani, o time da casa pouco conseguia criar, e o jogo ficava muito preso no meio-campo. O Peru apostava suas investidas em Paolo Guerrero, atacante do Flamengo, que desperdiçou a grande chance do primeiro tempo. Após girar em cima do marcador, o camisa 9 finalizou forte, mas no peito do goleiro Muslera.

Na base da vontade, o Uruguai chegou perto de abrir o placar. Após bola cruzada, Alvaro Pereira cabeceou, a bola desviou no zagueiro Rodriguez e acertou a trave. Antes do final do primeiro tempo, Cavani perdeu outra boa chance para o clube da casa, em um chute cortado pelo zagueiro peruano Cristian Ramos.

O Uruguai voltou do intervalo pressionando. Aos 2 minutos, Coates rolou para Rodríguez, que finalizou firme, mas parou na defesa de Gallese. Os Celestes apostavam nos chutões, e custavam a conseguir criar uma jogada de pé em pé.

O time da casa contou com as estrelas de Suárez e Cavani para balançar as redes. O camisa 9 deu passe espetacular de três dedos para Cavani, que chutou cruzado e acertou uma pancada para abrir o placar. Dois minutos depois, Maxi Pereira cruzou na cabeça de Cavani, que testou firme e acertou o travessão, quase ampliando.

Com a vantagem no placar, a Celeste voltou a relaxar, e o ritmo do jogo diminuiu, com o Peru chegando esporadicamente no ataque. Aos 33 minutos, Advíncula arriscou de fora da área e o goleiro Muslera realizou defesa em dois tempos.

Com um futebol burocrático, a zaga uruguaia vacilou e deixou o Peru chegar com muito perigo. Após jogada dentro da área, Guerrero rolou para Andy Polo, que finalizou de primeira e a bola tirou tinta da trave. Depois do susto, o Uruguai manteve a bola no pé e só esperou o apito do arbitro: 1 a 0.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.