Eliminatórias da Copa

No sufoco, Chile derrota o Peru em Santiago

Os atuais bicampeões da Copa América garantiram a vitória nos minutos finais.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Arturo Vidal marcou os dois gols do Chile na vitória em cima do Peru.
Arturo Vidal marcou os dois gols do Chile na vitória em cima do Peru. (Divulgação / Fifa)

SANTIAGO (CHILE) - O Chile sofreu, talvez mais do que se esperava, mas conseguiu reagir nas Eliminatórias Sul-americanas com uma vitória em cima do Peru na noite desta terça-feira. Arturo Vidal foi o grande nome do jogo com dois gols e, assim, manteve vivo o sonho chileno de chegar à Copa do Mundo de 2018. Para os peruanos, a classificação agora depende praticamente de um milagre. A equipe de Cueva e Guerrero estaciona na oitava colocação, com 8 pontos, enquanto o Chile chega a 14 pontos, dois a menos que a Argentina, atual quinta colocada e que hoje teria de disputar a repescagem para ir à Rússia, sede do próximo Mundial.

Jogando diante de seu torcedor, em Santiago, o Chile partiu para cima em busca talvez de definir sua vitória já no primeiro tempo. E olha que ninguém pode reclamar por falta de oportunidade. O gol saiu logo aos 9 minutos, depois de bela jogada de Alexis Sanchez que Arturo Vidal só teve o trabalho de completar. Antes disso, o goleiro Pedro Gallese já havia aparecido com destaque.

Até o intervalo, foi um verdadeiro bombardeio dos atuais bicampeões da Copa América. Vidal e Castillo foram os que perderam as melhores chances. Enquanto o Peru tinha dificuldades de ficar com a bola sob seu domínio.

No segundo tempo, porém, tudo mudou, para desespero dos torcedores. O técnico Ricardo Gareca, ex-Palmeiras, conseguiu arrumar seu time e deixou os donos da casa apreensivos. O são-paulino Cueva teve a primeira grande chance de igual o marcador, mas foi Edison Flores, em jogada individual, que marcou para o Peru com um bonito toque de bico.

Na base do abafa e do desespero também, o Chile levou seu torcedor à loucura já aos 40 minutos da etapa final, quando o jogo já havia se tornado um lá e cá desorganizado, com as duas equipes dando espaços para os contra-ataques. O jogador do Bayern de Munique chamou a responsabilidade e, da entrada da área, marcou de perna esquerda.

Agora, o Chile se prepara para voltar a campo dia 10 de novembro, quando terá a dura missão de encarar a Colômbia em um confronto direto por uma vaga na Copa do Mundo, em Barranquilla. No mesmo dia, já sem grandes pretensões, o Peru visitará o Paraguai, em Assunção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.