MOSCOU (RÚSSIA) - O sexto dia de Copa do Mundo já revelou a primeira classificada para as oitavas de final: a Rússia, anfitriã do torneio. A terça-feira também marcou as últimas estreias. Pelo Grupo G, o Japão venceu a Colômbia por 2 a 1 e o Senegal derrotou a Polônia pelo mesmo placar.
Leia mais:
Liga O Estado: Copa do Mundo pegando fogo, Série D e Sampaio
Sensação, Rússia bate Egito e fica mais perto da classificação
Senegal aproveita erro da Polônia e vence na estreia
Japão surpreende e vence a Colômbia
Rússia avança
Na Copa das Confederações de 2017, a Rússia frustrou a torcida com duas derrotas e a eliminação na primeira fase. Os amistosos preparatórios para a Copa do Mundo também não animaram. Foram três derrotas e um empate antes do torneio. Por tudo isso, os donos da casa indicavam que fariam apenas figuração, mas surpreenderam.
A vitória de hoje sobre o Egito, por 3 a 1, garantiu sobrevida à festa russa nas arquibancadas. O caminho, no entanto, ficará muito mais difícil na fase seguinte. Ainda sem saber se ficará em primeiro ou em segundo no Grupo A, é certo que os russos cruzarão com o Grupo B na próxima fase. É o grupo de Espanha e Portugal que, ao que tudo indica, serão os classificados.
Expulsão no início prejudica a Colômbia
Até se esperava um jogo difícil contra o Japão, mas o que ninguém poderia prever é que o meio-campista colombiano Carlos Sánchez tentaria evitar o gol japonês com a mão, dentro da área, aos três minutos de jogo e acabaria expulso. Com um a menos e atrás no placar após o pênalti convertido por Kagawa, a Colômbia tentou como pôde chegar ao gol.
O empate até veio, com um gol de falta à lá Ronaldinho Gaúcho. Mas os japoneses mostraram força ofensiva e marcaram o segundo gol.
Os japoneses comemoraram muito a vitória por 2 a 1, a primeira de uma seleção asiática sobre uma sul-americana.
Em um dos grupos mais difíceis de prever, o Japão deu um passo importante para a classificação
Senegal vence na estreia mais uma vez
É a segunda Copa do Mundo disputada pelo Senegal. É também a segunda vez que enfrenta uma seleção europeia na estreia e a segunda vez que vence. Se em 2002 os então campeões, a França, foram derrotados, desta vez foi a Polônia que sofreu com um futebol rápido e oportunista.
O craque Lewandowski pouco fez, preso na boa marcação do time africano. A Polônia não jogou bem. No primeiro gol senegalês, um chute defensável de Gueye desviou no zagueiro brasileiro naturalizado polonês, Thiago Cionek, e matou as chances de defesa do goleiro Szczesny.
O segundo gol de Senegal foi uma trapalhada coletiva dos poloneses. Ninguém conseguiu entender por que o meia Krychowiak, com a bola no campo de ataque e o time todo avançado, resolveu dar um recuo para a defesa. Pegos de surpresa, o goleiro e o zagueiro foram presas fáceis para o veloz Niang. Ele havia acabado de ser autorizado pelo árbitro para voltar a campo após atendimento médico e, por isso, estava completamente desmarcado. Bastou ganhar na velocidade, tirar os poloneses da jogada com um toque na bola e depois, completar para o gol vazio.
Saiba Mais
- VÍDEO: Fifa confirma Espanha, Portugal e Marrocos como anfitriões da Copa do Mundo de 2030
- Julgamento, destaque no Kitesurf e convocação para Copa: o mês de junho
- Fifa anuncia Arábia Saudita como sede da Copa do Mundo de 2034
- Copa do Mundo de 2030 será disputada em seis países e três continentes
- Jenni Hermoso nega que beijo na boca tenha sido consensual
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.