DOHA – A FIFA realizou, no início da tarde desta sexta-feira (1ª), o sorteio dos grupos da Copa do Mundo do Catar, que será realizada, entre 21 de novembro e 18 de dezembro deste ano, e a Seleção Brasileira caiu no Grupo G, ao lado de Suíça, Sérvia e Camarões. A abertura da 22ª edição do Mundial de seleções está marcada para o dia 21 de novembro e a mudança para a realização da competição no fim do ano se deve ao forte calor no país da península árabe. O time nacional estreia diante da Sérvia, no dia 24 de novembro (segunda-feira). A partida que abre a competição será entre Catar e Equador, no dia 21.
Líder do ranking de seleções oficial da FIFA, O Brasil estava no pote 1 ao lado da seleção anfitriã, o Catar, da Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal. A tetracampeã mundial Alemanha e a Holanda, três vezes finalista, após desempenho ruim, estavam no pote 2. A sequência de jogos do time brasileiro é a seguinte: 24/11 (quinta) - Sérvia, 28/11 (segunda) - Suíça e 2/12 (sexta) - Camarões.
Apenas oito seleções já ganharam uma Copa do Mundo: Brasil (5), Alemanha (4), Itália (4), Argentina (2), França (2), Uruguai (2), Inglaterra (1) e Espanha), e dessas, apenas a Itália não estará no Catar.
“Como apaixonado pelo futebol, pelo esporte, tenho a certeza que, como vocês, vou curtir muito esta Copa. O impacto dos eventos esportivos são grandes, vão além do esporte. Isso contribui para nossa aproximação, de todos os povos do mundo. Desejo muita sorte a todos”, comentou Tamim bin Hamad Al Thani, Emir do Catar, na abertura do evento.
Os três últimos países classificados para a Copa vão sair de confrontos que ocorrerão em junho. A repescagem mundial será no Catar. Peru vai enfrentar o vencedor de Austrália ou Emirados Árabes. Na Europa, País de Gales vai aguardar o vencedor da partida entre Escócia e Ucrânia, que foi adiada por causa da guerra na Ucrânia. O outro jogo será entre Costa Rica e Nova Zelândia.
O sorteio da Copa do Mundo do Catar foi conduzido pela meio-campista norte-americana Carli Lloyd, pelo ex-jogador inglês Jermaine Jenas e pela jornalista inglesa Samantha Johnson. Ex-jogadores e treinadores também participaram, entre eles o brasileiro Cafu (Brasil), Lothar Matthäus (Alemanha), Adel Ahmed MalAllah (Catar), Ali Daei (Irã), Bora Milutinovic (Sérvia/México), Jay-Jay Okocha (Nigéria), Rabah Madjer (Argélia) e Tim Cahill (Austrália).
Brasil líder do ranking e embalado
O time brasileiro chega a este mundial no Catar com um ânimo nas alturas, depois da eliminação traumática em casa, em 2014, com a goleada para a Alemanha, e a queda nas quartas de final, em 2018, na Rússia, quando foi superado pela Bélgica.
Ao fim das Eliminatórias Sul-Americanas, o time comandado por Tite alcançou a melhor campanha da história na competição que precede a Copa. Com a vitória por 4 a 0 sobre a Bolívia, a Seleção Brasileira chegou a 45 pontos em 17 jogos e fez a maior pontuação desde que a competição assumiu esse formato.
Com a pontuação, a Seleção Brasileira superou a Argentina, que havia estabelecido o recorde nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002. Na ocasião, os Albicelestes somaram 43 pontos, com 13 vitórias, quatro empates e uma derrota. O Brasil tem um jogo a menos por conta da suspensão da partida contra a Argentina, em São Paulo.
Grupos da Copa do Mundo 2022
Grupo A
- Catar
- Equador
- Senegal
- Holanda
Grupo B
- Inglaterra
- Irã
- Estados Unidos
- País de Gales, Escócia ou Ucrânia
Grupo C
- Argentina
- Arábia Saudita
- México
- Polônia
Grupo D
- França
- Emirados Árabes, Austrália ou Peru
- Dinamarca
- Tunísia
Grupo E
- Espanha
- Costa Rica ou Nova Zelândia
- Alemanha
- Japão
Grupo F
- Bélgica
- Canadá
- Croácia
- Marrocos
Grupo G
- Brasil
- Sérvia
- Suíça
- Camarões
Grupo H
- Portugal
- Gana
- Uruguai
- Coreia do Sul
Jogos da Seleção Brasileira na fase de grupos:
- Brasil x Sérvia (24/11)
- Brasil x Suíça (28/11)
- Camarões x Brasil (2/12)
Saiba Mais
- VÍDEO: Fifa confirma Espanha, Portugal e Marrocos como anfitriões da Copa do Mundo de 2030
- Julgamento, destaque no Kitesurf e convocação para Copa: o mês de junho
- Fifa anuncia Arábia Saudita como sede da Copa do Mundo de 2034
- Copa do Mundo de 2030 será disputada em seis países e três continentes
- Jenni Hermoso nega que beijo na boca tenha sido consensual
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.