Al Rayyan - Algoz da Seleção Brasileira no último Mundial, a Bélgica estreia na Copa do Mundo do Catar contra o Canadá nesta quarta-feira (23), a partir das 16 horas (de Brasília), no Estádio Ahmad Bin Ali.
A seleção belga busca se credenciar como favorita à conquista da taça inédita com um bom início na fase de grupos. O núcleo da forte geração comandada por Roberto Martínez se mantém. Courtois, Vertonghen, Witsel, De Bruyne, Hazard e Lukaku seguem no time titular.
Entretanto, os principais craques envelheceram e não atuam mais no auge de suas carreiras. Por exemplo, em 2018, Eden Hazard chegou à Copa do Mundo da Rússia como principal jogador do Chelsea, da Inglaterra, e havia marcado 17 gols e dado 13 assistências naquela temporada. Atualmente, Hazard não é titular do Real Madrid e sofre com muitas lesões, tendo atuado em apenas seis jogos.
Além da má fase do camisa 10, o técnico da Bélgica terá outra "dor de cabeça" na Copa do Mundo. Romelu Lukaku está lesionado e perderá os primeiros dois jogos da fase de grupos. No último amistoso, na derrota para o Egito por 2 a 1, a seleção belga começou com Batshuayi no comando do ataque e o jovem Openda entrou no segundo tempo para deixar seu gol.
Do outro lado, o Canadá volta a uma Copa do Mundo depois de 36 anos para tentar surpreender. A seleção conta com uma combinação de jogadores experientes como Hoilett e Hutchinson, e uma nova geração de jovens que se destacam no futebol europeu como Alphonso Davies e Jonathan David.
No último amistoso de preparação para o Mundial, os canadenses encararam o Japão e saíram vitoriosos por 2 a 1. O lateral do Bayern de Munique, Alphonso Davies ficou fora por uma lesão e não jogou a partida. A ausência preocupou os torcedores, mas o técnico do Canadá John Herdman garantiu a presença do jogador na estreia contra a Bélgica.
“Não acho que haja nenhuma dúvida de que vamos começar com ele. Ele está treinando bem, recuperando sua grande velocidade e voltou a sorrir. Ele está voando. Nós vamos colocar um time forte em campo, estaremos 100%. As nuvens de tempestade passaram”, declarou o treinador.
Também pelo Grupo H, Croácia e Marrocos se enfrentam nesta quarta-feira, a partir das 7 horas (de Brasília), no Estádio Al Bayt.
FICHA TÉCNICA
BÉLGICA X CANADÁ
Local: Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan (QAT)
Data: 23 de novembro de 2022, quarta-feira
Horário: A partir das 16h (de Brasília)
Árbitro: Janny Sikazwe (ZAM)
Assistentes: Jerson dos Santos (ZAM) e Arsenio Maringule (MOÇ)
VAR: Yoshimi Yamashita (JPN)
BÉLGICA
Thibaut Courtois; Timothy Castagne, Zeno Debast, Toby Alderweireld, Jan Vertonghen, Yannick Carrasco; Youri Tielemans, Axel Witsel; Kevin De Bruyne, Loïs Openda, e Eden Hazard.
Técnico: Roberto Martínez
CANADÁ
Milan Borjan; Alistair Johnston, Steven Vitória, Kamal Miller, Sam Adekugbe; Junior Hoilett, Atiba Hutchinson, Samuel Piette, Alphonso Davies; Jonathan David e Cyle Larin.
Técnico: John Herdman
Saiba Mais
- VÍDEO: Fifa confirma Espanha, Portugal e Marrocos como anfitriões da Copa do Mundo de 2030
- Julgamento, destaque no Kitesurf e convocação para Copa: o mês de junho
- Fifa anuncia Arábia Saudita como sede da Copa do Mundo de 2034
- Copa do Mundo de 2030 será disputada em seis países e três continentes
- Jenni Hermoso nega que beijo na boca tenha sido consensual
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.