MANAMA (BAHREIN) - O Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2025 ganhou um novo vice-líder. Oscar Piastri, piloto da McLaren, venceu neste domingo o GP do Bahrein, liderando a corrida do início ao fim. Ele superou George Russell, da Mercedes, e Lando Norris, seu companheiro de equipe, que manteve a liderança do campeonato após uma reação decisiva na segunda metade da prova, beneficiada por um safety car.
A corrida também foi marcada pelo desempenho discreto de Gabriel Bortoleto, que sofreu com o ritmo limitado da Sauber. Inicialmente ele terminou em 19º lugar, mas subiu para 18º após a desclassificação de Nico Hulkenberg, seu companheiro de equipe. Hulkenberg havia terminado em 13º, mas foi eliminado por irregularidades técnicas semelhantes às que desclassificaram Lewis Hamilton no GP da China: a prancha sob o carro estava fora das especificações exigidas pela FIA.
Esta é a segunda vitória de Piastri no campeonato – ele também conquistou o GP da China anteriormente. O triunfo no Circuito de Sakhir marcou a primeira vitória da McLaren nesse traçado. Com o resultado e o sexto lugar de Max Verstappen, Piastri ultrapassou o piloto da RBR na classificação geral, assumindo a vice-liderança com cinco pontos de vantagem.
Norris segue no topo do Mundial, agora com apenas três pontos de vantagem sobre Piastri. Juntos, os pilotos da McLaren somam 151 pontos para a equipe, que aumentou sua liderança no campeonato de construtores, abrindo 58 pontos sobre a Mercedes. A equipe alemã, apesar dos pneus desgastados de Russell, garantiu seu terceiro pódio da temporada e continua firme como a segunda força deste início de campeonato.
A Ferrari teve sua melhor atuação até agora, colocando Charles Leclerc em quarto e Lewis Hamilton em quinto. No entanto, ambos perderam ritmo com pneus duros no segundo stint, e Leclerc acabou cedendo sua posição para Norris nas voltas finais.
A Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana, no dia 20 de abril, com o GP da Arábia Saudita, quinta etapa da temporada.
Resultado do GP do Bahrein 2025:
- Oscar Piastri (McLaren)
- George Russell (Mercedes) +15s499
- Lando Norris (McLaren) +16s273
- Charles Leclerc (Ferrari) +19s679
- Lewis Hamilton (Ferrari) +27s993
- Max Verstappen (RBR) +34s395
- Pierre Gasly (Alpine) +36s002
- Esteban Ocon (Haas) +44s244
- Yuki Tsunoda (RBR) +45s061
- Oliver Bearman (Haas) +47s594
- Kimi Antonelli (Mercedes) +48s016
- Alexander Albon (Williams) +48s839
- Isack Hadjar (RB) +56s314
- Jack Doohan (Alpine) +57s806
- Fernando Alonso (Aston Martin) +60s340
- Liam Lawson (RB) +64s435
- Lance Stroll (Aston Martin) +65s489
- Gabriel Bortoleto (Sauber) +66s872
- Carlos Sainz (Williams) - abandonou
- Nico Hulkenberg (Sauber) - desclassificado
Saiba Mais
- Piastri vence GP da Arábia Saudita e assume ponta da tabela na F1
- Verstappen crava pole na Arábia Saudita e bate recorde da pista
- Max Verstappen vence GP do Japão pelo quarto ano consecutivo
- Max Verstappen conquista pole position no Grande Prêmio do Japão
- Oscar Piastri vence GP da China de Fórmula 1, e Bortoleto termina em 14º
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.