Boa largada!

Seleção Brasileira estreia na Copa Latina com vitória sobre a Argentina; maranhense atuou no confronto

Pivô maranhense Ruan Miranda está no grupo da Seleção Brasileira que se prepara para a AmeriCup

Imirante Esporte, com informações da CBB

Brasil venceu argentinos em competição preparatória
Brasil venceu argentinos em competição preparatória (Divulgação)

SÃO LUÍS - A Seleção Brasileira começou com o pé direito na Copa Latina no Panamá. Na noite desta segunda-feira (18), o Brasil venceu o clássico contra a Argentina por 89 a 65 e largou na frente no torneio amistoso, que serve como preparação para a AmeriCup 2025. O pivô maranhense do Flamengo, Ruan Miranda, entrou no decorrer do confronto. 

VEJA MAIS 

Com maranhense Ruan Miranda na lista, Brasil define 13 atletas para período de preparação para Americup

Com atuação sólida dos dois lados da quadra, a equipe brasileira dominou as ações e contou com grande exibição individual. O destaque da partida foi Gui Deodato, cestinha do jogo com 25 pontos. Georginho também brilhou, contribuindo com 14 pontos, enquanto o jovem Reynan mostrou personalidade e anotou 13 pontos.

O Brasil começou o jogo com Yago, Georginho, Gui Deodato, Caboclo e Lucas Dias. Petrovic rodou bastante o elenco, utilizando também Alexey, Benite, Reynan, Mãozinha e Ruan. Caio Pacheco entrou no último período, na reta final do jogo.

O primeiro quarto foi vencido pela Argentina por diferença mínima, mas o Brasil foi quem começou melhor, chegando a abrir 8 de frente. Ao intervalo dos dois primeiros quartos, o Brasil vencia por 44 a 36. Com bom aproveitamento nas bolas de três e cravadas de George, Ruan, Mãozinha e Caboclo, a Seleção abriu frente no quarto final, fechando em 89 a 65. 

Após o cancelamento da primeira rodada por problemas técnicos na Arena Roberto Durán, o regulamento do torneio foi alterado. Agora, o Brasil volta à quadra nesta terça-feira, 19, às 20h30 (horário de Brasília), para a grande decisão do torneio amistoso, contra o Uruguai, que venceu o Panamá também na segunda-feira.

AmeriCup começa no sábado

A estreia na Americup será no dia 23 de agosto, contra o Uruguai, Completam o grupo do Brasil os Estados Unidos e Bahamas.

O regulamento da Americup coloca as 12 equipes em três grupos com quatro seleções. As duas melhores de cada chave + os dois melhores terceiros, avançam às quartas de final. A decisão será no dia 31 de agosto.

Mais sobre o maranhense Ruan Miranda

Sobrinho da multicampeã Iziane Castro, Ruan Miranda vai defender o Flamengo pela tereira vez na carreira. O pivô de 23 anos chegou ao Rubro-Negro ainda jovem, após uma rápida passagem pelo time masculino do Sampaio Basquete, e conquistou dois títulos do NBB em 2019 e 2021, além de faturar a Champions League Americas, maior torneio de basquete do continente. Ruan, no entanto, teve pouco espaço na equipe profissional do Flamengo no início da carreira e foi mais acionado em torneios como o Campeonato Brasileiro de Base e a Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB), principal competição de base da modalidade no país.

Sem espaço no Flamengo, Ruan Miranda foi para o Cerrado Basquete, onde faturou os prêmios de MVP (jogador mais valioso) da LDB e Destaque Jovem da temporada 2022/23. Em seguida, o pivô fechou com o Paulistano, sagrando-se campeão da LDB 2023 e do Campeonato Paulista de Basquete antes de acertar transferência para o Capitanes de Ciudad de México, equipe que disputa a Liga de Desenvolvimento da NBA (G-League). Após uma temporada no Capitanes, Ruan permaneceu no México para disputar a liga local pelo Astros de Jalisco antes de confirmar o retorno ao Flamengo.

Além de se destacar em suas passagens por clubes, Ruan Miranda brilhou ainda em competições pela Seleção Brasileira de Basquete 3x3. O pivô maranhense ajudou o Brasil a conquistar a inédita quarta colocação na Copa do Mundo da modalidade e defendeu o país nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile. Já em 2022, no 5x5, Ruan foi campeão do Globl Jam com a Seleção Brasileira Sub-23, sendo titular nas cinco partidas do torneio disputado em Toronto, no Canadá. No final de 2024, o pivô foi convocado pela Seleção Brasileira para jogos das Eliminatórias da AmeriCup, contra Uruguai e Panamá, e segue com o grupo. 

Copa Latina

18/08 - Brasil 89x65 Argentina

19/08 - Brasil x Uruguai - 20h30 - YouTube

Programação AmeriCup

23/08 - Brasil x Uruguai - 16h10 - ESPN 

24/08 - Brasil x Bahamas - 18h40 - ESPN 

26/08 - Brasil x EUA - 22h10 - ESPN 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.