SPA - No dia em que conquistou seu primeiro título no ano, a Ferrari repetiu o desempenho dos treinos classificatórios e dominou de ponta a ponta o GP da Bélgica. O finlandês Kimi Raikkonen venceu sua quarta corrida no ano, enquanto Felipe Massa terminou em segundo.
Por outro lado, a etapa em Spa-Francorchamps viu a briga pelo Mundial de pilotos ainda mais aberta. Atual bicampeão da categoria, Fernando Alonso ficou em terceiro lugar e agora ficou a apenas dois pontos do ainda líder Lewis Hamilton, quarto colocado no dia --95 contra 97 do inglês.
Com o resultado na pista belga, até mesmo Kimi Raikkonen ainda sonha com a conquista. O finlandês chegou aos 84 pontos, apenas 13 atrás do inglês. Restam três corridas para o encerramento do ano --Japão, China e Brasil.
Para Massa, a situação está bem mais complicada. Apesar de apagar a decepção do GP da Itália, quando teve problemas com seu carro e abandonou ainda no início da prova, o brasileiro soma 77 pontos e está distante até de seu companheiro de equipe.
Se por um lado está mais difícil o título entre pilotos, a Ferrari já pode comemorar a primeira conquista na temporada: a de construtores. Com o bom desempenho de hoje e a exclusão da rival McLaren, considerada culpada por espionagem industrial contra os próprios italianos, a escuderia chegou aos 161 pontos e já pode mais ser alcançado pela BMW.
Sua principal adversária somou apenas quatro pontos na Bélgica (5º lugar, com Nick Heidfeld) e agora tem 90. Entretanto, pode alcançar no máximo 54 pontos --primeiro e segundo lugares nas próximas três etapas.
A prova deste domingo mostrou um total domínio do time italiano, que jamais foi pressionada pela dupla da McLaren. Apesar de um começo mais equilibrado, Raikkonen conseguia a cada volta aumentar sua vantagem sobre Felipe Massa. E foi assim até o final, apesar do brasileiro ter se aproximado bastante do finlandês nas últimas voltas.
O mesmo ocorreu entre os pilotos do time inglês. Alonso sempre foi superior ao companheiro Lewis Hamilton e terminou em terceiro.
Outro brasileiro da categoria, Rubens Barrichelo continua sem pontuar no ano. O piloto da Honda terminou em 13º lugar.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.