Basquete

Colombiana Yanet reforça o Maranhão Basquete na LBF

Ala é o último reforço do MB para a temporada. Estreia será na segunda-feira.

Paulo de Tarso Jr.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11
 Yanet está pronta para atuar pelo Maranhão Basquete. (Foto: Biaman Prado)
Yanet está pronta para atuar pelo Maranhão Basquete. (Foto: Biaman Prado)

SÃO LUÍS - Demorou um pouco, mas finalmente a equipe do Maranhão Basquete está completa para a disputa da Liga de Basquete Feminino (LBF). O time maranhense apresentou, esta semana, o seu último reforço para a temporada: a ala colombiana Yanet Arias. Aos 29 anos, a nova ala do MB diz estar muito ansiosa para estrear.

Yanet, que foi campeã com a equipe de Americana-SP na última edição da LBF, chegou a São Luís somente no último domingo (10). No dia seguinte, ela já estava em quadra com suas novas companheiras. O motivo? Se familiarizar o mais rápido possível no esquema de jogo do Maranhão Basquete.

“A expectativa é em tentar engrenar o mais rápido possível com o time. Tenho poucos dias com o time e ainda estou aprendendo as táticas que o corpo técnico quer. Então, a expectativa é entrar rápido na estrutura do time”, declarou a ala de 29 anos.

Apesar de não ter atuado pelo Maranhão Basquete nas primeiras rodadas da LBF, Yanet estava acompanhando o desempenho de suas companheiras e o apoio do torcedor maranhense nos jogos do MB. No ano passado, defendendo a equipe de Americana, a colombiana jogou em São Luís e viu a festa nas arquibancadas do Ginásio Castelinho. Por isso, ela não vê a hora de entrar em quadra e ver o ginásio lotado.

“Acho que é muito emocionante ter seis mil vozes aqui neste ginásio. Vamos tentar fazer o nosso melhor basquete”, disse.

 Colombiana treina com novas companheiras. (Foto: Biaman Prado)
Colombiana treina com novas companheiras. (Foto: Biaman Prado)

Natural de Barranquilla, Yanet lamentou a demora burocrática para regularizar seu visto de trabalho. No entanto, a ala colombiana dize estar focada no Maranhão Basquete, onde conta com o apoio das demais jogadoras para se adaptar.

“Para mim foi muito ruim ficar esperando para estar com o time, mas foi algo muito burocrático com o Ministério do Trabalho. O importante é que estou aqui no Maranhão. Todas as meninas são muito legais. Elas estão tentando me ajudar na medida do possível. Isso é muito bom”, finalizou.

E a tão aguardada estreia de Yanet Arias com a camisa do Maranhão Basquete deverá ser nesta segunda-feira (18), quando o time maranhense enfrentará o São José-SP, às 20h, no Ginásio Castelinho. A equipe maranhense tentará a terceira vitória na competição nacional, sendo que a primeira em São Luís.

O técnico do Maranhão Basquete, Betinho Lima, é só elogios com relação ao novo reforço do time maranhense. “Estamos muito satisfeitos com a vinda da Yanet, com os treinamentos que ela já realizou. É uma atleta de alto nível, de Seleção Colombiana. Todas as competições que ela participou, ela se destacou e, no ano passado, foi campeã com Americana. É uma atleta de altíssimo nível, uma atleta que vem somar a nossa equipe que está em crescimento, evoluindo a cada treino e a cada jogo. Por isso, estamos ainda mais confiantes que a partir dos próximos jogos vamos começar a alcançar nossa meta planejada”, afirmou.

O Maranhão Basquete é patrocinado por Gatorade e tem o apoio do governo do Estado do Maranhão, do Sistema Mirante, da Academia Estação Saúde, da Bus Transportes, do Hotel Praia Mar e da Federação Maranhense de Basquete.

Ingressos

Os ingressos para a partida entre Maranhão Basquete e São José já podem ser obtidos na bilheteria do Ginásio Castelinho e nas Óticas Diniz (São Luís Shopping, Monumental Shopping, Shopping da Ilha e Rio Anil Shopping). O torcedor deverá trocar 1 kg de alimento não perecível pelo ingresso. O confronto válido pela Liga de Basquete Feminino (LBF) será nesta segunda-feira (18), às 20h, no Ginásio Castelinho, em São Luís. Ao todo, foram disponibilizados 6 mil ingressos.

LBF 2013

Em 2013, a Liga de Basquete Feminino conta com a participação de sete equipes. Além do Maranhão Basquete, Americana (Americana–SP), Ourinhos Basquete (Ourinhos–SP), Santo André/Semasa (Santo André–SP), São José/Colinas Shopping (São José dos Campos–SP) e os estreantes Sport Recife (Recife – PE) e Guarulhos/FUMGUARU (Guarulhos – SP) disputam a competição.

De acordo com o regulamento, na fase inicial, as sete equipes participantes jogam entre si, em turno único, apurando-se a classificação do primeiro ao sétimo colocados. O líder da primeira fase garante vaga direto na semifinal, enquanto que os demais – do segundo ao sétimo colocados – disputam as quartas de final.

Os vencedores das quartas, mais o líder da primeira fase, disputam a semifinal. Em seguida, os dois vencedores disputam o título máximo da competição. Todas as fases do playoff serão decididas em melhor de três partidas.

JOGOS DO MARANHÃO BASQUETE

Dia 27/1 (domingo)

Maranhão Basquete 56 x 69 Sport-PE (em São Luís)

Dia 31/1 (quinta-feira)

Guarulhos-SP 55 x 62 Maranhão Basquete (em Americana)

Dia 2/2 (sábado)

Americana-SP 75 x 56 Maranhão Basquete (em Americana)

Dia 4/2 (segunda-feira)

Santo André-SP 54 x 70 Maranhão Basquete (em Santo André)

Dia 18/2 (segunda-feira)

20h – Maranhão Basquete x São José-SP (em São Luís)

Dia 23/2 (sábado)

10h – Maranhão Basquete x Ourinhos-SP (em São Luís)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.