SÃO LUÍS - A quarta-feira (13) será um dia especial para a ala maranhense Iziane Castro. A capitã do Maranhão Basquete irá comemorar mais um ano de vida e de conquistas. E, como em todo aniversário, pedidos de presentes não faltam para a camisa 8 do MB. Em 2013, Iziane chega aos 31 anos com o desejo de ser campeã da Liga de Basquete Feminino (LBF). Para a principal cestinha da LBF, com média de 20,88 pontos por jogo, o título nacional será o melhor presente que ela poderá ganhar.
“Com certeza. Meu presente maior será o campeonato, vencer a liga. Mas acho que é muito importante a gente jogar a final de qualquer forma e, para isso, temos que passar por Americana. Vai ser um presente imenso se a gente puder fazer isso. Vai ser um presente imenso para mim e para o povo maranhense também”, declarou.
Mas o próximo passo para que Iziane consiga o presente esperado começa no próximo domingo (17), em São Luís, quando o Maranhão Basquete enfrenta o time de Americana pela primeira partida dos playoffs semifinais da LBF. O jogo está marcado para as 11h, no Ginásio Castelinho.
Por conta de jogar com o apoio do torcedor, que deverá, mais uma vez lotar o Ginásio Castelinho, Iziane mostra confiança em uma vitória do MB sobre o time paulista, mesmo sabendo da dificuldade que é enfrentar a atual campeã da LBF. Na fase de classificação, Americana derrotou o Maranhão Basquete por 75 a 56 em jogo realizado na cidade paulista.
“Agora é tudo ou nada. A gente sabe da dificuldade que vai ser a equipe de Americana que está no topo junto com o Sport. Vamos nos preparar para vencer. A equipe do Maranhão Basquete que enfrentou elas na competição é diferente da que somos hoje nos playoffs. E playoff zera. A gente tem toda a vantagem de ganhar em cassa com a ajuda do público”, analisou Iziane.
E para conseguir eliminar o time paulista, é fundamental vencer logo o primeiro jogo em São Luís. “A gente sabe da dificuldade que vai ser na semifinal que é um passo para final e todo mundo quer chegar, mas a expectativa é vencer em casa e conseguir uma vitória fora. É muito importante você conseguir a vitória em casa. Se torna muito mais difícil para você ir jogar fora com uma derrota. É fundamental que a gente vença”, finalizou a camisa 8 do MB.
O Maranhão Basquete é patrocinado por Gatorade e tem o apoio do governo do Estado do Maranhão, do Sistema Mirante, da Academia Estação Saúde, da Bus Transportes, do Hotel Praia Mar e da Federação Maranhense de Basquete.
LBF 2013
Em 2013, a Liga de Basquete Feminino conta com a participação de sete equipes. Além do Maranhão Basquete, Americana-SP, Ourinhos Basquete-SP, Santo André-SP, São José-SP e os estreantes Sport -PE e Guarulhos-SP estão na disputa da LBF.
De acordo com o regulamento, na fase inicial, as sete equipes participantes jogam entre si, em turno único, apurando-se a classificação do primeiro ao sétimo colocados. O líder da primeira fase garante vaga direto na semifinal, enquanto que os demais – do segundo ao sétimo colocados – disputam as quartas de final.
Os vencedores das quartas, mais o líder da primeira fase, disputam a semifinal. Em seguida, os dois vencedores disputam o título máximo da competição. Todas as fases do playoff serão decidas em melhor de três partidas.
Para ler mais notícias do Imirante Esporte, clique em imirante.com/esporte. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.