Noite "apaixonada"

Tainá Paixão bate recorde e o Sampaio Basquete vence mais uma na LBF

Armadora se tornou maior pontuadora do Tubarão na LBF e ajudou a equipe bater o Catanduva-SP.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 21/04/2023 às 20h33
Tainá Paixão fez 17 pontos, chegou aos 743, e se tornou a maior pontuadora do Sampaio  ( Foto - João Marcos / Sampaio Basquete)
Tainá Paixão fez 17 pontos, chegou aos 743, e se tornou a maior pontuadora do Sampaio  ( Foto - João Marcos / Sampaio Basquete)

SÃO LUÍS – Em uma noite de quebra de recorde – Tainá Paixão se tornou a maior pontuadora da equipe no LBF -, o Sampaio Basquete bateu o Catanduva-SP, por 80 a 51, nesta sexta-feira (21). Com essa vitória, a Bolívia Querida segue colada no líder SESI Araraquara e encerra o 1º turno da temporada regular com seis triunfos e apenas uma derrota. O Tubarão tem 13 pontos e o SESI 14. 

Destaques da partida 

Com 20 pontos, nove rebotes e três assistências, a ala/pivô do Sampaio Basquete, Gabi Guimarães foi a cestinha da partida e a MVP (jogadora mais valiosa). Pelo lado do Catanduva, com 12 pontos, Barbara Souza foi a maior pontuadora. 

Na tabela 

Na próxima rodada, que marca a reabertura do returno da temporada regular, o Sampaio Basquete recebe o Campinas-SP, no dia 29 (sábado), às 17h30, novamente no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís. 

Já o Catanduva duela com o Ituano-SP, em Itu, no dia 1º maio, às 16h, estádio Prudente de Moraes. 

Recorde de Tainá Paixão 

 Em sua quarta temporada pela equipe do Sampaio Basquete, a armadora Tainá Paixão, de 31 anos, se tornou a maior pontuadora do Sampaio na Liga de Basquete Feminino (LBF) neste duelo com o Catanduva. Com seus 17 pontos, Tainá chegou aos 743 pontos e superou Tati Pacheco, que tinha 735 pontos. Tati Pacheco, inclusive veste a camisa do Catanduva nesta temporada e viu sua ex-companheira de equipe superá-la. 

1º PERÍODO 

Catanduva saiu na frente, abrindo dois pontos, mas o Sampaio logo virou para 3 a 2. E, com mais dois pontos de Alana Gonçalo, 5 a 2. Já melhor na partida, o Sampaio abriu 13 a 4, com cinco pontos da ala/pivô Gabi Gumarães. 

Depois de um pedido de tempo, a equipe de São Paulo voltou melhor e deixou o placar em 13 a 8. Mas, na sequência, as donas da casa abriram 16 a 8. 

Com Gabi, Tainá Paixão e Alana desfilando em quadra, o Sampaio Basquete abriu 26 a 14. A armadora cubana Casanova, do Catanduva, fazia boa partida, com seis pontos, até então, mas não evitou a derrota da sua equipe nesse tempo inicial, o Sampaio saiu com 29 a 14 à frente. 

2º PERÍODO 

No 2º período, o time maranhense seguia melhor e fez 32 a 14. Em ritmo bom, o Sampaio foi só aumentando sua vantagem, com 20 pontos de vantagem: 41 a 21. 

Com a jovem ala Brenda Bleidão, que já acumulava nove pontos, o Sampaio fez 43 a 24. Casanova, com nove pontos, era a cestinha do duelo, mas sua equipe seguia correndo atrás do placar. 

E com 45 a 29 o Sampaio encerrou os dois primeiros períodos da partida vencendo por 45 a 29. 

3º PERÍODO 

Costa Rodrigues mais uma vez recebeu grande público  ( Foto - João Marcos / Sampaio Basquete)
Costa Rodrigues mais uma vez recebeu grande público  ( Foto - João Marcos / Sampaio Basquete)

No começo do 3º período, Tainá Paixão arrumou uma cesta de três – se tornou a maior pontuadora do Sampaio Basquete na LBF, com 737 pontos, e o Tricolor foi a 50 a 31, quase sempre com a diferença próxima dos 20 pontos.

Tainá chegando aos 14 pontos, até então maior pontuadora da partida, e o Sampaio abrindo 55 a 36 em uma bela atuação diante da sua torcida no Costa Rodrigues.

Gabi Guimarães, com 16 pontos, superou Paixão na pontuação e o Sampaio fazia 60 a 36 no marcador. E o 3º período foi encerrado com 62 a 39 no placar.

4º PERÍODO 

No quarto e último tempo, o Catanduva teve um leve crescimento, com Gil Justino entrando na partida, mas seguia esbarrando na defesa tricolor. Nessa “trocação”, Sampaio seguia com 20 pontos à frente: 62 a 42. 

Com a torcida já fazendo a festa nas arquibancadas, Tainá Paixão seguia dando show e com mais um lindo chute de três o Sampaio fez 67 a 48.

Gabi Guimarães chegou aos 18 pontos e o Sampaio tinha 72 a 48 restando pouco mais de três minutos para o fim do jogo. 

E nesse bom ritmo do Sampaio e festa da torcida, o Sampaio venceu o Catanduva por 80 a 51. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.