SÃO LUÍS – Um velho conhecido de grandes jogos. Assim pode ser considerado o Campinas-SP, adversário do Sampaio Basquete na abertura do returno da Liga de Basquete Feminino (LBF). Tradicionais equipes do basquete feminino do Brasil, essas duas equipes decidiram três LBF, com um título para o clube paulista e dois para o Tubarão. Sampaio e Campinas se reencontram Sampaio Basquete e Campinas se enfrentam na tarde deste sábado (29), às 17h30, no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís.
Com 13 pontos e na cola do líder SESI Araraquara, que tem 14, o Sampai Basquete vai para o segundo jogo em São Luís em uma sequência de três partidas em casa em busca de mais pontos para seguir na disputa pela liderança. E o adversário é um velho conhecido de grade partidas, mais precisamente três finais.
Em 2018 o time de São Paulo levou a melhor, após um 3 x 2, na melhor de cinco, e no ano seguinte o Tubarão atropelou as rivais com um 3 x 0. Na temporada passada, em 2022, o Tubarão levantou a taça no estádio do Campinas, novamente com um 3 x 0.
Em 2018, comandado por Ariadna, a argentina Melisa Gretter e Babi, o time de São Paulo levou a melhor, vencendo a série em um apertado 3 x 2. Com a melhor campanha na temporada regular – e 100% de aproveitamento, o time paulista perdeu a primeira em casa, venceu o segundo jogo sob seus domínios, perdeu o terceiro, em São Luís, ganhou uma fora de casa e se consagrou campeão após um sofrido 66 x 59, em Campinas, no quinto e último duelo. Esse foi o primeiro e único título do Vera Cruz na LBF.
Já em 2019, o Vera Cruz mais uma vez terminou como líder da temporada regular, porém a história da final foi outra. Com Tati, a americana Briana Jackson e Rafa Monteiro, o Sampaio “varreu” o rival com um sonoro 3 x 0, com duas vitórias fora de casa, fechando o título em São Luís.
Em 2022, o Sampaio Basquete conquistou seu terceiro título da LBF o segundo em uma decisão diante do Campinas. O primeiro havia sido ainda em 2015, diante do Corinthians.
O Tubarão fechou a série decisiva em 3 x 0, após duas vitórias em São Luís, em São Paulo. A armadora Tainá Paixão, que foi a cestinha do terceiro jogo – com 20 pontos -, foi eleita a MVP (jogadora mais valiosa) daa decisão da temporada 2022 da LBF.
Saiba Mais
- David Pelosini celebra acerto com o Sampaio Basquete: "Muito feliz pela oportunidade"
- Sampaio Basquete anuncia técnico para a próxima temporada da LBF
- Murilo Dias fala sobre perspectiva do Sampaio Basquete para 2025
- Sampaio Basquete mudará comando técnico para a próxima temporada
- SESI Araraquara frustra sonho do tetra do Sampaio Basquete e fica com o título
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.