SÃO LUÍS - Era para ser um ano de festas, conquistas, mas acabou se tornando um ano para ser esquecido. Em 2023 o Sampaio Corrêa celebrou o centenário do clube e acumulou decepções, que culminaram com um rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro. E antes do início da temporada, tudo indicava que a Bolívia Querida teria um 2023 cheio de conquistas, já que o clube vinha de um tricampeonato maranhense e um quinto lugar na Série B. Mas não foi isso que aconteceu. O Tricolor acumulou eliminação no Estadual perdendo para o seu maior rival, o Moto Club, queda na 1ª fase na Copa do Brasil e Copa do Nordeste e, por último, retorno à Série C após uma campanha irregular e cheia de erros no Brasileiro. Em 2023, o Sampaio fez 57 partidas, com 17 vitórias, 20 empates e 20 derrotas.
VEJA MAIS
Em ano de calendário "vazio", Moto Club encerra 2023 com vagas em competições nacionais
Maranhão Atlético tem temporada de redenção e volta a ser campeão estadual após 10 anos
Sobre o comando do técnico Felipe Conceição, o Sampaio Corrêa começou o ano de 2023 com cinco vitórias consecutivas, somando Campeonato Maranhense e Copa do Nordeste. O time chegou a completar sete jogo sem derrotas. E continuou fazendo boa campanha no Estadual, mas passou a acumular derrotas na Copa do Nordeste a partir da 2ª rodada.
Porém, em seguida veio o primeiro baque da temporada. O time perdeu a final do 1º turno do Maranhense para o MAC, no pênaltis. Na sequência, já nas semifinais returno, o segundo baque, e ainda pior. Foi eliminado do Estadual, perdendo por 2 a 0, para o seu maior rival, o Moto Club, dando assim fim ao sonho da conquista do tetracampeonato estadual seguido.
Na Copa do Nordeste, a situação também já degringolava nesta altura da temporada. Na fase de grupo, foram apenas duas vitórias em oito jogos no Nordestão, campanha que impediu o Tubarão de avançar ao mata-mata da competição. E no meio dessa má fase na competição regional, ainda teve a precoce eliminação na Copa do Brasil, que veio com uma derrota, por 2 a 1, para o Maringá, no interior do Paraná. O Sampaio caiu na primeira fase.
Ano acaba com rebaixamento
Depois das eliminações no Estadual e nas copas, a esperanças do tricolores era uma boa campanha na Série B, já que na temporada 2022 o acesso “bateu na trave”, após uma quinta colocação final.
No Brasileiro, o Tubarão iniciou empatando em casa com o Atlético-GO, depois perdeu para Botafogo-SP e MIrassol-SP, e já começou a disputa deixando a torcida desconfiada. Na sequência vieram as primeiras vitórias, mas sempre intercaladas com derrotas e o time não engrenava. Neste momento, as trocas de técnicos já se sucediam. Quatro treinadores passaram pelo clube em 2023 - Felipe Conceição, Fernando Marchiori, Márcio Fernandes e Evaristo Piza -, e nenhum conseguiu ajudar em uma reação.
Por fim, já comandado pelo técnico interino Dejair Ferreira, o Sampaio não resistiu a péssima campanha e acabou a temporada com um rebaixamento no ano que completou seu centenário de existência. Na Série B foram apenas oito vitórias, 15 empates e 15 derrotas.
Sampaio Corrêa em 2023
57 Jogos
17 empares
20 vitórias
20 derrotas
60 gols marcados
61 gols sofridos
Saiba Mais
- Jurídico do Sampaio mantém total confiança em êxito no caso Yuri Ferraz: entenda
- Jogo beneficente visa arrecadar ajuda para o ex-massagista Joel
- Temporada de 2025 segue sendo incerteza no Sampaio Corrêa
- Sampaio Corrêa perde mais uma na Copa do Nordeste
- Caso Yuri Ferraz: próximos dias para o Sampaio deverão ser decisivos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.