SÃO LUÍS – Conhecido por ser o clássico mais antigo do futebol do Maranhão, o clássico “Vovô”, o Samará – Sampaio Corrêa e Maranhão Atlético – definirá quem será o campeão maranhense na temporada 2024. O duelo de ida foi adiado e não aconteceu devido às fortes chuvas e impossibilidade de realização da partida por falta de escoamento do gramado do Nhozinho Santos, em São Luís.
Com isso, de acordo com a Federação Maranhense de Futebol (FMF), a primeira partida da decisão será realizada nesta terça-feira (16), às 19h30 no Estádio Castelão, com cobertura do Imirante Esporte e transmissão da Rádio Mirante AM.
O MAC buscará o bicampeonato. E títulos seguidos de estaduais, como pode ocorrer neste ano, o Maranhão não consegue desde a década de mil novecentos e noventa.
Chegar entre os finalistas, por anos seguidos também era algo que não ocorria com o MAC há um bom tempo.
Entre 2011 e 2013, o Maranhão chegou em três finais, mas só venceu uma, contra o Imperatriz. E perdeu duas, justamente para o Sampaio – o rival deste ano.
VEJA TAMBÉM
Saiba tudo sobre as escalações de Sampaio e MAC antes da decisão
Maranhão quer título consecutivo que não vem há 30 anos
Dos últimos dez campeonatos, se o MAC venceu um: o Sampaio venceu cinco. A última vez que o Maranhão venceu o campeonato com o Sampaio sendo vice, foi em 1999.
Por outro lado, nos últimos dez encontros entre Sampaio e Maranhão, em nove o MAC não saiu de campo derrotado. Neste período, o Sampaio só venceu um jogo.
Em 2024, o confronto é mais favorável ao MAC – em duas partidas, uma vitória (por 3 x 0) e um empate (2 x 2), sendo este último o melhor jogo considerado tecnicamente até agora da competição.
MAC e Sampaio chegam a decisão em igualdade de condições. Dois resultados iguais ou saldo de gols igual na somatória dos dois placares levará a disputa para as cobranças dos pênaltis.
Você lembra?
Sampaio e MAC se enfrentaram há dez anos pelo Maranhense no palco do jogo de domingo (14). Foi em 2014, quando as equipes ficaram no empate por 1 a 1.
Confira como as equipes na ocasião foram escaladas:
Sampaio: Rodrigo Ramos; Toti, Paulo Sérgio, Mimica e Welligton Indinho; Jonas, Arlindo Maracanã, Hiltinho (Edmílson), Henrique (Rayllan); Edgar e Casagrande. Téc: Flávio Araújo.
MAC: Raniere; Pio, Leomar, Paulo Ricardo e George; Emerson, Cauê (Tica), Francisco Júnior e Elton; Romário e Neto Alagoano (Ténilson). Téc: Gilberto Gaúcho.
Saiba Mais
- Enquanto espera pelo STJD, Sampaio busca fazer anúncios de jogadores
- Pedido de processo do Sampaio contra o Caxias não tem prazo de apreciação
- Adversário do Sampaio contra o rebaixamento toma providências para evitar queda
- Sampaio Corrêa consegue sobrevida, mas respira "por aparelhos" e terá que secar o ABC
- Sampaio se despedirá de temporada melancólica no Brasileiro no sábado
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.