SÃO LUÍS – A alta temporada dos ventos e a elevação no interesse pelo kite, especialmente por exemplo pela participação recente de Bruno Lobo – maranhense nos Jogos Olímpicos – aumenta a expectativa neste período pelos grupos que se reúnem em grandes passeios pelo litoral do Nordeste, especialmente pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.
São Luís deverá receber, até o fim deste mês – um dos maiores downwinds (na tradução literal, a favor do vento) – ou como são conhecidas as explorações, passeios via kite de grandes grupos e caravanas do gênero – em distância percorrida.
Trata-se do Iron Macho - maior aventura em alto mar do planeta, com 1.800 quilômetros percorridos, chega em sua décima segunda edição, de 1º a 29 de setembro, trazendo profissionais de diversas partes do mundo como Estados Unidos, Áustria, Argentina, Portugal, Holanda e Canadá, além do Brasil.
De acordo com os organizadores, serão 28 dias de descobertas por mais de 600 praias do Nordeste, incluindo os estados de Pernambuco, onde acontece a largada, dia 1º de setembro, na Ilha de Itamaracá, até a chegada dia 29 de setembro, em São Luís/MA, atravessando o litoral da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. A galera do Ocean Kite e do Centro de Desenvolvimento de Kite, entregue recentemente pelo Ministério do Esporte, aguarda pela agenda.
Nos últimos dias, movimentos de kitesurfistas em grupos praticando o esporte, especialmente em Atins - distante 288 quilômetros de São Luís - aumentou.
Segundo a Associação Brasileira de Kitesurf, chegam anualmente cerca de 170 mil praticantes do esporte no Ceará entre julho e novembro. Além de desvendar roteiros turísticos de aventura pela kitetrip mais longa do mundo, o Iron Macho vem promovendo a prática desse esporte, tendo mapeado em 10 anos, nove estados do Nordeste e dois do Norte.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.