SÃO LUÍS – O inquérito que analisa a necessidade de julgamento do caso sobre possível irregularidade envolvendo o atleta do Caxias do Rio Grande do Sul, Yuri Ferraz, deverá ter desfecho nos próximos dias. O caso está há quase dois meses na pauta de averiguação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que se debruça sobre provas e verificações de documentos e súmulas sobre a responsabilidade da escalação do atleta.
Na visão do Sampaio, o clube maranhense tem boas chances de sucesso, tendo em vista os argumentos que endossam o entendimento de que o clube gaúcho – mesmo com a omissão a princípio involuntária na súmula da partida que deixa de atestar a utilização do jogador pelo ABC em um quarto jogo (o que limita a utilização do jogador por outro clube na mesma competição) – deveria ter tomado outras medidas para verificar a condição do atleta.
Uma das situações, entendida por especialistas no Direito Esportivo, é que o Caxias poderia ter solicitado documentos junto à CBF comprobatórios ou ao STJD para checar a condição do jogador, em termos de suspensões, punições desportivas ou partidas em campo.
VEJA TAMBÉM
Medida do Sampaio que pedia a suspensão da classificação da Série C é retirada: relembre
Inquérito que apura situação de Yuri Ferraz completou 30 dias
Em contrapartida, o Caxias alega ter tomado as medidas necessárias, considerando o contexto do tema. O clube gaúcho, inclusive, alega ter as súmulas de todos os jogos do ABC e que, nos documentos – considerados provas irrefutáveis de verificação da condição do jogador para especialistas no assunto – não havia a utilização do jogador em mais do que três jogos, o que permitiria o uso de Yuri Ferraz pelo Caxias.
No entanto, o Sampaio tem as provas em vídeo, que atestam o aproveitamento do jogador em uma quarta partida pelo menos.
Caso seja punido, o Caxias perderia 27 pontos, o que permitiria que o Sampaio – atualmente em 17º lugar e rebaixado para a quarta divisão – permanecesse na terceira divisão na próxima temporada.
Saiba Mais
- Final da Série B faz Sampaio ficar “em compasso de espera” quanto ao caso Yuri Ferraz
- Após quebrar o silêncio e citar “articulação política”, Sampaio clama por definição do STJD
- Resultado final de caso STJD/Sampaio pode sair após Série B nacional
- STJD e Sampaio: guerra de narrativas no tribunal trava decisão sobre inquérito
- Sampaio vive incertezas, segue sem anúncios e com esperanças no STJD
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.