Justo?

Polêmica sobre Bola de Ouro reacende idolatria por Vini Júnior

Brasileiro, segundo o SporTV, não recebe o prêmio de melhor do mundo e causa frisson nas redes sociais

Imirante Esporte

Atualizada em 28/10/2024 às 15h25
Brasileiro é alvo de solidariedade de maior parte do público brasileiro nesta segunda-feira (Crédito: Divulgação Real)
Brasileiro é alvo de solidariedade de maior parte do público brasileiro nesta segunda-feira (Crédito: Divulgação Real)

FRANÇA - A polêmica sobre a escolha do melhor jogador do Mundo que, de acordo com o SporTV, é entregue nesta segunda-feira (28) para o meio-campista do Manchester City, Rodri, reacendeu a idolatria de boa parte dos fãs do futebol com o brasileiro Vinícius Júnior. O meia-atacante do Real Madrid (ESP) estava cotado para receber o prêmio nesta segunda-feira, em solenidade em Paris.

A informação de que o brasileiro não seria contemplado com a conquista individual vazou nos principais veículos de imprensa. O jornalista Fabrízio Romano, reconhecido por seus “furos de informação”, foi o primeiro mais uma vez a noticiar que o brasileiro não seria contemplado e que se recusaria a ir até a solenidade na França.

Após a divulgação pelo jornalista, outros veículos de imprensa passaram a cravar a informação, inclusive o jornal espanhol Marca. O Real, por sua vez, clube do brasileiro, teria informado que nenhum representante do clube estaria presente na solenidade. A alegação é de que os critérios de escolha não atendem ao gosto do time espanhol.

Vinícius Júnior, além de números expressivos na temporada - principalmente no seu clube espanhol - também carrega a bandeira contra o racismo. Profissionais e militantes ligados à causa entendem que a “recusa” de dar o prêmio ao brasileiro se daria também à causa levantada pelo brasileiro, em várias oportunidades alvo da fúria de torcedores, especialmente do Valência e do Atlético de Madrid, este último rival do Real na capital espanhola.

Rodri tem números expressivos, é considerado grande jogador, mas não teria superado Vini nesta temporada (Crédito: Divulgação Rodri)
Rodri tem números expressivos, é considerado grande jogador, mas não teria superado Vini nesta temporada (Crédito: Divulgação Rodri)

O vencedor - segundo a France Football - é escolhido pelo desempenho em partidas oficiais por clubes e seleções na temporada 2023/24. Neste período, segundo levantamento do portal Terra, Vinicius Jr. participou de 49 partidas e anotou 26 gols (24 pelo Real e dois pelo Brasil) e mais 11 assistências (nove pelo Real). Ele foi um dos principais responsáveis pelo título europeu do clube merengue. Recentemente, marcou três gols na vitória do Real Madrid diante do Borussia.

Rodri, por sua vez, foi o grande nome do City há duas temporadas, quando conduziu a equipe - juntamente com o norueguês Haaland e outras feras - o time inglês para o seu único título europeu da história. Rodri está lesionado e, segundo o City, não joga mais pelo clube na temporada, o que não inviabiliza o respeito do mundo do futebol pelo talento do meia. 

Até o fechamento desta matéria, o brasileiro ainda não havia se manifestado sobre o assunto. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.