SÃO LUÍS - O Caxias-RS, um dos times envolvidos no “Caso Yuri Ferraz” no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), se manifestou sobre a denúncia oferecida pela procuradoria do tribunal, que pode implicar em punição ao clube na Série C de 2024. Na terça-feira (14), o STJD informou que tanto o Caxias, assim com o ABC-RN, foram denunciados no caso que envolve a escalação irregular do atleta Yuri Ferraz na competição. Esse julgamento, caso acabe com punição de um desses clubes, pode salvar o Sampaio Corrêa do rebaixamento no ano passado. A agremiação gaúcha afirma que não foi notificada dessa reviravolta no caso, que foi “surpreendida” com a denúncia, que contraria decisão anterior do auditor do processo, e ainda questionou a “boa fé” do ABC e Athletic-MG, times do jogo que teve um erro em súmula (entenda do caso abaixo). O julgamento ainda não tem data para ser realizado.
VEJA MAIS
Julgamento que pode livrar Sampaio do rebaixamento ainda não tem data
Depois de o auditor do “Caso Yuri Ferraz” oferecer denúncia apenas contra o atleta Yuri Ferraz e árbitros envolvidos em um erro de súmula em uma partida da Série C de 2024, e ainda pedir arquivamento do caso, a procuradoria do STJD decidiu denunciar também Caxias e ABC. O Caxias foi envolvido no processo por ter escalado o jogador de forma irregular por nove partidas e o ABC por não ter informado que Yuri teria atuando em quatro partidas pelo clube, o que limitaria sua transferência para o Caxias. Se essas duas equipes forem punidas, ou uma delas, com perda de pontos, o Sampaio escaparia do rebaixamento.
E o Caxias se posicionou sobre a denúncia. “Primeiramente o clube não recebeu nenhuma comunicação oficial, não foi intimido nem notificado de nada. Tomamos conhecimento desta situação pelo que foi divulgado na mídia”, disse o Caxias.
Na sequência, o time do Rio Grande do Sul questiou a denúncia. “Fomos surpreendidos pela denúncia, ao poasso que o relatório do auditor processante determinava o arquivamento do inquérito contra o Caxias. Queremos acreditar que a denúncia do Caxias seja no sentido de possibilitar eventual produção de provas que possibilitem a comprovação de quem agiu mal na situação. Até o momento, o Caxias não apresentou defesa, documento nem prestou depoimento”, emendou a nota.
Em outro trecho da sua nota, o Caxias ainda questiona a “boa fé” de ABC e Athletic. “E vamos falar de boa-fé. O ABC e o Athletic depois da partida tinham prazo hábil para corrigir a súmula. E silenciaram. Para nossa surpresa, às vésperas do jogo com o ABC, sai a notícia que o Caixas estaria utilianddo um jogador irregular”, questionou a nota, assinada pelo iretor jurídico do Caxias, Maurício de Oliveira.
O ABC ainda não se posicionou sobre o caso.
Entenda o caso
Na reta final da temporada deste ano, o Sampaio Corrêa e a Aparicidense-GO apresentaram uma notícia de infração na Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra o Caxias, que encerrou a sua participação na Série C em 15º lugar, com 21 pontos, dois a mais que a Bolívia Querida. Segundo o clube maranhense, o Caxias teria escalado Yuri Ferraz de forma irregular em nove partidas na competição. Pois, quando ele foi contratado já teria atuado em quatro jogos pelo ABC. No entanto, os dirigentes gaúchos alegam que a súmula do jogo entre ABC x Athletic não constava o nome de Yuri Ferraz, que entrou em campo pelo ABC e imagens da partida confirmam. E neste cenário, o STJD havia optado por denunciar apenas o atletas e os árbitros envolvidos no caso, que mudou após denúncia da procuradoria.
Sobre o regulamento da Série C
O artigo 10 do Regulamento Específico da Competição aponta que “um atleta somente pode ser transferido de um clube da Série C para outro na Série C se tiver atuado por, no máximo, 3 partidas no seu ex-clube”.
Saiba Mais
- Sampaio Corrêa apresenta novos uniformes para a temporada de 2025
- Julgamento que pode livrar Sampaio do rebaixamento ainda não tem data
- Reviravolta! Procuradoria do STJD denuncia ABC e Caxias e Sampaio Corrêa pode escapar do rebaixamento na Série C
- Sampaio Corrêa se reapresenta e trabalha para enfrentar o IAPE
- Sampaio Corrêa contrata o atacante Bacurau após período de testes
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.