Made in MA!

Maranhense "dribla" dificuldades, brilha em competição no Maracanã e atua ao lado de ídolos do Flamengo

Maria Beatriz precisa atuar em times masculinos por falta de equipes femininas da sua categoria.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 20/01/2025 às 12h55
Beatriz exibe taça da Copa Fla no Maracanã ( Foto - Aquivo pessoal)
Beatriz exibe taça da Copa Fla no Maracanã ( Foto - Aquivo pessoal)

SÃO LUÍS - O futebol feminino evoluiu bastante nos últimos anos no Brasil e no mundo, mas muitas meninas ainda sofrem bastante com a falta de oportunidade no esporte. Como é o caso da maranhense Maria Beatriz, 18 anos, que saiu da sua cidade Miranda do Norte, no interior do estado, em busca do seu sonho. Mas, apesar das dificuldades, Beatriz tem superado os obstáculos e já coleciona feitos na sua jovem carreira. No fim do ano passado, ela foi vice-campeã da Copa Fla, no estádio do Maracanã, atuando em uma equipe masculina, por não ter times femininos da sua categoria. No última dia da competição no Rio, Beatriz foi convidada para atuar no “Time das Estrelas”e teve a oportunidade de jogar ao lado de lendas do futebol como Petkovic e Diego Ribas. 

Beatriz encontra dificuldades para jogar futebol desde os 13 anos, quando saiu do interior do Maranhão para a capital em busca dos seus sonhos. Na sua cidade não existiam equipes femininas e então a família resolveu trazê-la para São Luís. E, mesmo na capital, ela ainda encontra dificuldades. A atleta joga pela escolinha do Flamengo e quase sempre atua com meninos por não ter companheiras da sua categoria disponíveis. 

E, desde esse período quando saiu da sua terra natal, Beatriz vem se destacando. Em 2023 ela  participou da Copa Fla Nordeste, em Teresina, sendo a única menina do seu time. Chegando à final prata, sendo vice- campeã. No mesmo ano, já na Copa Fla nacoional, na Gávea, no Rio de Janeiro, ela, novamente como a única mulher da equipe, foi novamente 2º lugar, mas na divisão ouro. 

Maranhense no
Maranhense no "Time das Estrelas" ( Foto - Arquivo pessoal)

E, no ano passado, depois de mais um vice-campeonato na Copa Fla nacional, Beatriz foi convidada para jogar no “Times das Estrelas”, em disputa entre as equipes de Diego Ribas e Petkovic. Beatriz defendeu a equipe de Pet e teve a honra ser abraçada e elogiada pelo ex-jogador sérvio. 

E mesmo com essas conquistas na carreira, Maria Beatriz continua em busca do seu sonho de se tornar uma jogadora profissional, fazendo testes em algumas equipes. Ela defende a escolinha do Flamengo e joga também pelo time de base/adulto, Atlético Cohab Futsal. 

Beatriz segue atuando em times masculinos ( Foto - Arquivo pessoal)
Beatriz segue atuando em times masculinos ( Foto - Arquivo pessoal)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.