Bortoleto brilha na Hungria e conquista melhor resultado brasileiro na F-1 em 8 anos
Com sexto lugar no GP de Hungaroring, piloto da Sauber supera marcas recentes e reacende esperança do Brasil na elite do automobilismo mundial na F-1.
HUNGARORING - O Grande Prêmio da Hungria, disputado neste domingo em Hungaroring, teve um significado especial para o Brasil na Fórmula 1. Gabriel Bortoleto, piloto da Sauber, conquistou um impressionante sexto lugar — seu melhor resultado na categoria e a melhor colocação de um brasileiro na F-1 nos últimos oito anos. A última vez que um representante do país havia terminado uma corrida nessa posição foi em 2017, com Felipe Massa, no GP do Bahrein.
VEJA MAIS
Gabriel Bortoleto pontua no GP da Áustria e quebra longo jejum do Brasil na Fórmula 1
A atuação de Bortoleto chamou a atenção não só pelo resultado expressivo, mas também pela consistência ao longo da prova. Em uma corrida marcada por estratégias distintas de pit stops, o brasileiro manteve o ritmo competitivo e aproveitou os erros e dificuldades dos adversários para somar pontos importantes para a equipe.
O vencedor da prova foi o britânico Lando Norris, da McLaren, que adotou uma tática ousada ao fazer uma parada a menos em relação aos principais concorrentes. A estratégia se mostrou acertada e garantiu sua vitória na Hungria.
Com o bom desempenho, Bortoleto reforça seu nome como um dos principais talentos da nova geração brasileira na Fórmula 1 e reacende a esperança dos fãs por dias mais competitivos do país na categoria.
Gabriel Bortoleto – Trajetória e destaques
Nascimento e origem: Nascido em 14 de outubro de 2004, em São Paulo, Brasill.
Carreira internacional: Começou no kart com cerca de 7 anos no Brasil e, em 2018, conquistou importantes pódios internacionais, incluindo o 3º lugar nos campeonatos Europeu e Mundial de Kart na categoria OK‑J
Fórmula 4 Italiana (2020): fez sua estreia com a equipe Prema, alcançando uma vitória e cinco pódios, terminando em 5.º no campeonato
Formula Regional Europeia (2021–22): disputou duas temporadas, conquistando três vitórias em 2022 e amadurecendo sua performance.
FIA Fórmula 3 (2023): Campeão na temporada de estreia, dominando desde o início. Ganhou corridas logo nas primeiras etapas em Sakhir e Melbourne, liderou praticamente toda a temporada e encerrou com o título conquistado com antecedência.
FIA Fórmula 2 (2024): Piloto da Invicta Virtuosi Racing, conquistou o campeonato já em sua temporada de estreia. Com duas vitórias e cinco pódios, bateu o rival Isack Hadjar por 220,5 × 214 pontos na classificação final.
Transição para a Fórmula 1 (2025):
Confirmado como piloto titular da equipe Kick Sauber (atual Sauber/Audi), ao lado de Nico Hülkenberg. Primeiro brasileiro a disputar uma temporada completa de F1 desde Felipe Massa (2017).
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.