SÃO LUÍS - Os maranhenses do beach soccer seguem se destacando no cenário mundial do beach soccer. Neste fim de semana, João Marcos, Edim, William e Gerlan foram vice-campeões da Liga Espanhola, um dos maiores campeonatos do mundo, defendendo a equipe do Fútbol Playa Huelva, da região da Andaluzia. Esses quatro atletas vêm da região dos Lençóis Maranhenses, celeiro de craques da modalidade. Gerlan e Edin são de Tutóia, enquanto William e João Marcos são de Paulino Neves.
VEJA MAIS
Maranhenses se destacam em clubes europeus de beach soccer
A decisão foi entre Fútbol Playa Huelva e o Málaga. A final foi disputada em dois jogos e reservou fortes emoções. No primeiro confronto, o Málaga acabou surpreendido e sofreu uma derrota apertada por 4 a 3, resultado que obrigava a equipe a vencer na volta para sonhar com o título. Na partida decisiva, porém, o time mostrou seu melhor futebol e conseguiu uma vitória contundente por 6 a 3, revertendo o placar agregado e levantando mais uma vez a taça.
Campeões mundias e referências no esporte
Entre os maranhenses que atuam na Europa, com certeza, os mais famosos são o goleiro Bobô e o fixo Datinha. Titular da Seleção Brasileira, Bobô se destacou no cenário nacional defendendo o Sampaio Corrêa e, posteriormente, sendo convocado para a Seleção Brasileira. Em 2024, Bobô teve um ano memorável: foi eleito o melhor goleiro da Copa do Mundo de Beach Soccer, realizada nos Emirados Árabes Unidos, e também recebeu o prêmio de melhor goleiro no NEOM Beach Games, na Arábia Saudita. Essas conquistas o levaram a ser finalista do prêmio Beach Soccer Stars 2024 na categoria de Melhor Goleiro do Mundo. Neste ano de 2025, ele voltou a conquistar a Copa do Mundo, dessa vez nas Ilhas Seychelles, no leste da África.
Já Datinha, que hoje é considerado um dos jogadores mais experiente do mundo na modalidade, teve uma carreira destacada no clube russo BSC Kristall, onde atuou entre 2012 e 2021. Durante esse período, marcou mais de 200 gols em quase 300 partidas, conquistando quatro títulos europeus e seis campeonatos russos. Datinha acumula passagens por outras equipes, mas sempre retorna ao Kristall.
Em 2012 ele foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira. Pelo Brasil, Datinha participou de diversas edições da Copa do Mundo, sendo campeão em 2017 e 2024. Na edição de 2017, foi eleito o terceiro melhor jogador do torneio, recebendo a Bola de Bronze.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.