Reflexão

Técnico fala em "projeto para o futuro" e capitã lamenta "só seis meses" após derrota do Sampaio Basquete

Sampaio Basquete perdeu a final da LBF pelo terceiro ano consecutivo para o SESI Araraquara.

Imirante Esporte

Atualizada em 21/08/2025 às 12h36
Rodrigo Galego foi campeão da LBF com o Sampaio Basquete em 2022
Rodrigo Galego foi campeão da LBF com o Sampaio Basquete em 2022 (João Marcos / Sampaio Basquete)

SÃO LUÍS -  A delegação do Sampaio Basquete retornou a São Luís nesta quarta-feira (20) após a terceira derrota consecutiva para o SESI Araraquara em final de LBF e o discurso no aeroporto foi pautado na ideia de que é necessário “um projeto”. A capitã Tainá Paixão e o técnico Rodrigo Galego deram declarações semelhantes, apontado a ideia de que o time precisa pensar um trabalho mais longo e com diretrizes mais ampliadas. Tainá lembrou que o Sampaio atua apenas seis meses do ano e Galego chegou a falar em “realinhar algumas coisas” para acabar com “dinastia" do SESI. 

VEJA MAIS 

Sampaio Basquete perde para o SESI Araraquara e fica com o vice da LBF pelo terceiro ano seguido

O Sampaio Basquete viu a possibilidade de ser tetracampeão mais uma vez escorrer pelas mãos diante do SESI, pelo terceiro ano consecutivo. Na terça-feira (19), a equipe maranhense perdeu o jogo 4 da final por 65 a 57 e o SESI fechou a série em 3 a 1. Em entrevista à  TV Mirante, o técnico Rodrigo Galego falou sobre a derrota e se alongou para falar sobre a necessidade de um projeto. 

“Vamos pensar com calma tudo, eu acho que cada coisa tem o seu momento e a gente não pode. A gente vive num mundo muito acelerado, mas a gente conversou isso lá, já com os diretores que a gente precisa reprogramar, tem que realinhar algumas coisas pensando no futuro. Pensar como projeto, no que a gente pode melhorar ainda também, acho que é uma coisa que eu quero ajudar aqui em São Luís, pra gente ver se a gente consegue derrubar essa dinastia que tá dura, que foi dolorosa essa derrota”, comentou Galego. 

Capitã da equipe e bicampeã da LBF pelo Sampaio Basquete, a armadora Tainá Paixão ressaltou o pouco tempo de atuação do time na temporada. “Agora, descansar um pouco, a gente ainda tem que pensar em jogar o Campeonato Paulista, quem volta para São Paulo. Infelizmente, aqui no Sampaio, o projeto é só de seis meses, então os outros seis meses a gente tem que procurar time para jogar e quem vai para fora também precisa se concentrar de lá fora. E aí, mais para frente, a gente pensa em voltar para o Sampaio, ver se vai ter proposta, se não vai. Mas, por enquanto, mesmo é descansar e recuperar um pouco a cabeça”, disse. 

Tetra adiado 

Tricampeão da LBF nas temporadas de 2015/16, 2019 e 2022, o Sampaio Basquete acumula a sua terceira derrota consecutiva para o SESI Araraquara nas Finais. Depois dos vices em 2023 e 2024, a Bolívia Querida agora perdeu a série decisiva por 3 a 1: derrotado duas vezes ao lado da torcida tricolor no Ginásio Castelinho, a Bolívia Querida esboçou reação com uma vitória no Jogo 3 em São Paulo, mas viu o título escapar de vez com o triunfo do SESI no Jogo 4. 

Também em 2025, o Sampaio foi vice da Copa LBF para o SESI Araraquara, com uma derrota por 54 a 50 na final realizada em São Luís, depois de ter perdido a mesma decisão para o clube araraquarense na temporada de 2024.

Após a sua participação na LBF 2025, onde teve todos os seus jogos sendo transmitidos ao vivo e com imagens pelo Imirante.com, o Sampaio Basquete agora inicia o planejamento para a disputa da temporada de 2026, em mais uma oportunidade de buscar o tão sonhado tetracampeonato nacional. Neste ano, o Tricolor disputou 31 partidas, somando LBF e Copa LBF, com 24 vitórias e 7 derrotas. Já o SESI Araraquara, embalado pelo tri da LBF, volta as suas atenções para a disputa do Campeonato Paulista de Basquete Feminino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.