DOHA - A Seleção Brasileira ficou com a quarta colocação da Copa do Mundo Sub-17 após perder para a Itália nos pênaltis, nesta quinta-feira (27), em Doha, no Catar. Depois do empate sem gols no tempo normal, o Brasil voltou a ser superado nas penalidades, repetindo o cenário da semifinal contra Portugal.
Resumo da partida
O duelo pela disputa do terceiro lugar foi realizado no Aspire Zone - Pitch 7, em Doha, e terminou sem grandes oportunidades de gol. A expulsão do zagueiro Vitor Fernandes, aos 15 minutos do primeiro tempo, condicionou o jogo e dificultou a atuação da equipe brasileira.
Placar:
Brasil 0 x 1 Itália (pênaltis)
Competição: Copa do Mundo Sub-17
Data: 27/11/2025
Horário: 9h30 (de Brasília)
Local: Aspire Zone — Pitch 7, Doha
Primeiro tempo marcado pela expulsão
O Brasil começou a partida nervoso e com muitos erros de passe. A situação ficou ainda mais difícil quando Vitor Fernandes recebeu o segundo cartão amarelo logo aos 15 minutos, deixando a equipe com um jogador a menos. Com isso, Gabriel Mec deu lugar a Luis Guedes para recompor o sistema defensivo.
Goleiro João Pedro se destaca mais uma vez
Com um atleta a menos, o Brasil passou a apostar em transições rápidas. A Itália dominou as ações ofensivas e parou diversas vezes no goleiro João Pedro, um dos destaques brasileiros em toda a Copa do Mundo Sub-17. No ataque, o Brasil chegou a balançar a rede com Felipe Morais, de cabeça, mas o VAR anulou o lance por impedimento.
Desfecho nos pênaltis
Assim como na semifinal, a decisão foi para os pênaltis. João Pedro defendeu uma das cobranças e chegou ao sétimo pênalti defendido no torneio. Apesar da boa atuação do goleiro, Luis Pacheco e Luis Eduardo desperdiçaram suas cobranças, e a Itália levou a melhor.
Com isso, o Brasil terminou a Copa do Mundo Sub-17 em quarto lugar, repetindo um desempenho marcado por boas atuações individuais, mas também por erros decisivos em momentos importantes.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.