AÇAILÂNDIA - Com a chegada do calor intenso que marca o sul do Maranhão neste período do ano, um paraíso conhecido como Balneário Valentim, localizado a a 65 km de Açailândia, se tornou um refúgio para moradores e turistas em busca de lazer.
O espaço é conhecido por possuir águas cristalinas, áreas de banho, estrutura para camping e contato direto com a natureza.
Como chegar?
O acesso ao Balneário Valentim se dá pela BR-222, entre os povoados Córrego Novo e Novo Bacabal. A partir da entrada, são cerca de 6 km de estrada de piçarra até o balneário. O percurso pode ser feito em veículos pequenos, o que facilita a visita de famílias inteiras que chegam à região para passar o dia.
Já saindo de São Luís, o acesso para Açailândia é feito pela BR-135 (sentido interior) até a ligação com a BR-222, que leva direto ao município. São cerca de 560 km de viagem, com duração média de 9 horas de carro. O trajeto também pode ser feito de ônibus ou trem, com tempo de viagem entre 10 e 11 horas.
Estrutura
O balneário é formado por um rio de águas cristalinas, que atrai moradores e visitantes pela beleza. Alguns pontos a área é rasa, ideal para crianças, mas para aqueles que gostam de se aventurar existem locais mais fundos.
O espaço também oferece estrutura com mesas, cadeiras, tomadas de energia, churrasqueira e almoço à venda no local. Também é permitido a entrada com comidas, bebidas e até som ambiente. Para quem deseja aproveitar ainda mais, o espaço também disponibiliza uma área com tirolesa.
Valores de entrada
Para aproveitar o dia no balneário, o ingresso custa R$ 25 por pessoa. Já para quem deseja estender a experiência e acampar no local, o valor é de R$ 75. A entrada de animais não é permitida.
Contato com a natureza
O balneário abriga dezenas de pés de buriti, açaizeiros e plantas típicas da Amazônia. O Banho do Valentim é abastecido pelas águas do Riacho Córrego Novo, cuja nascente fica a cerca de 18 km do balneário. A transparência da água permite que seja possível ver a areia no fundo do rio, que em alguns trechos ganha diferentes tons. O riacho segue até desaguar no Rio Pindaré.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.