SÃO LUÍS - Dentre as várias regiões do Brasil, o Maranhão se destaca como um estado rico e diverso culturalmente. Das festas folclóricas às manifestações religiosas, a identidade maranhense é marcada por tradições seculares. Mas, você já parou pra pensar que essa diversidade também está nos nomes das comidas aqui?
Saiba mais:
Veja curiosidades sobre as principais expressões maranhenses
Expressões como "suquinho" ou "beiju", aparentemente estranhas para muitos, já fazem parte do dia a dia do maranhense. Um exemplo disso é o pão – alimento essencial na mesa de qualquer brasileiro, que também adquire nomes diferentes em cada região. No Maranhão, ele pode ser chamado de pão massa grossa, mas, em outro estados, ele é conhecido como pão careca (Pará), pão filão (São Paulo), ou cacetinho (Rio Grande do Sul).
Essa singularidade gastronômica também fica evidente nas formas de preparo e consumo. O cuscuz, por exemplo, adquire características únicas em diferentes regiões do país.
No Nordeste, é comum consumi-lo com ingredientes simples como a manteiga, enquanto no Sul e Sudeste ele é preparado de uma maneira mais elaborada, com adição de outros ingredientes.
Para entender mais sobre essa diversidade, o Imirante.com preparou um vídeo especial sobre o jeito maranhense de chamar as comidas. Assista acima!
Saiba quem disputa as eleições em São Luís.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.