Abrindo o Verbo

Tiago Fernandes reforça necessidade da conclusão de esquemas vacinais

Secretário de Estado da Saúde do Maranhão foi o convidado da edição desta terça-feira (13) do programa Abrindo o Verbo, com Juraci Filho

Rádio Mirante AM

Atualizada em 13/10/2022 às 11h04
Tiago Fernandes, secretário de Estado da Saúde
Tiago Fernandes, secretário de Estado da Saúde (Marcelo Rodrigues / Rádio Mirante AM)

SÃO LUÍS – Durante entrevista realizada na tarde desta terça-feira (11) no programa Abrindo o Verbo, da Rádio Mirante AM, o secretário Tiago Fernandes, da pasta estadual de Saúde (SES), reiterou a importância de se concluir o esquema vacinal contra a Covid-19 com a aplicação de suas quatro doses. Segundo ele, embora a cobertura de aplicação da primeira e da segunda dose seja alta no Maranhão, existe a necessidade de se conscientizar a população sobre a aplicação da terceira e quarta dose do imunizante.

“Com relação a primeira e segunda dose, nós já alcançamos um percentual acima de 70%, mas precisamos completar o esquema vacinal do que é preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nós precisamos intensificar nosso processo de mobilização e sensibilização da sociedade em relação a terceira e quarta dose, especificamente para o público geral, mas especialmente sobretudo para os nossos pequenos jovens maranhenses. Passamos por um momento de pandemia crítico em 2020 e 2021”, disse.

O secretário também alertou sobre a baixa cobertura de imunização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e Multivacinação em nível nacional e reforçou a necessidade de se imunizar crianças desde os primeiros meses de vida..

"Precisamos intensificar junto aos municípios não somente a vacinação contra a Covid-19. Nós tivemos uma queda brusca a nível nacional com relação às vacinas de rotina: poliomielite e vacinação de crianças de zero a um ano. Nacionalmente não conseguimos chegar a cobertura de 50%, quando o normal era de 90%. Ainda pouco tivemos uma reunião com vários atores envolvidos, sendo eles a Secretaria de Estado da Educação, com os gestores regionais de saúde e educação e vamos fazer uma grande campanha, entrando nas creches, escolas municipais e estaduais para completar os esquemas vacinais, sobretudo o da vacina de rotina de nossos jovens maranhenses", pontuou.

Ouça.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.