A terceira edição do FESTIVAL ZABUMBADA começa com a etapa formativa neste sábado (25) e a realização do workshop de Produção Executiva de Projetos Culturais, ministrada pela gestora e produtora cultural, Carol Marques. A atividade será realizada das 10h às 17h, no auditório do Centro Cultural Vale Maranhão.
Em entrevista ao PLUGADO NA MIRANTE FM, CAROL falou da importância do festival, que será realizado dias 12 e 13 de julho, na PRAÇA DAS MERCÊS, no Centro HISTÓRICO DE SÃO LUÍS. Ela anunciou os shows das atrações nacionais: dia 12, tem RAEL. E no dia 13, LARISSA LUZ. Também não vai faltar grupos culturais tradicionais de São Luís e do interior do Maranhão.
O Zabumbada é um projeto da Temporana Produções Culturais, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que tem como principal objetivo valorizar e difundir as manifestações artísticas e culturais do São João do Maranhão. Além da realização de um grande arraial ao ar livre, na Praça das Mercês, realiza também oficinas educativas para estudantes da Grande São Luís.
- O Zabumbada acredita que é fundamental despertar nas crianças o amor pela cultura popular maranhense, levando para o ambiente escolar a ideia de que lá também é um espaço de se pensar cultura, de compreender os fundamentos que construíram e sustentam as nossas tradições e manifestações culturais. Ao mesmo tempo, consideramos também que é importante compartilhar saberes com quem está atuando no segmento de produção cultural e até mesmo plantar uma semente para que mais trabalhadores e fazedores de cultura se fortaleçam no nosso estado - explicou Carol Marques, diretora da Temporana Produções Culturais.
Demanda
Neste workshop, que tem mais de 80 inscritos, serão abordados temas que envolvem a produção cultural desde o planejamento de projetos por meio de leis de incentivo à cultura, questões administrativas, logística, comunicação e também sobre o momento da realização do projeto. Detalhes sobre curadoria, produção técnica e outras curiosidades também serão abordados considerando as características e necessidades de um evento de grande porte.
Todo esse repertório vem sendo construído pela produtora maranhense a partir de estudos e da sua experiência realizando eventos culturais não só no Brasil, mas também em países como Estados Unidos e Portugal, quando fez show da cantora Jane Duboc no Funchal Jazz Festival em Portugal; produziu o Show da Zabelê em Nova York e do Criolina no Brasil Summer Festival. Também produziu uma exposição de artistas brasileiros na Sede da ONU, em Nova York.
Graduada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Gestão e Produção Cultural, ela atua profissionalmente há 16 anos neste segmento. Já realizou eventos como São João, Natal e Réveillon do Estado do Maranhão e assina também a produção executiva do Festival BR 135 desde o ano de 2014. Já prestou serviços de produção executiva para projetos de Betty Faria, Nathalia Timberg, Rosamaria Murtinho, Jane Duboc, Danilo Caymmi, Roberta Miranda e Tânia Alves.
- O workshop é uma oportunidade de compartilhar essas experiências e também essa bagagem técnica que vamos adquirindo no nosso fazer profissional. O fazer da produção cultural é extremamente trabalhoso, cheio de detalhes, muitas exigências e responsabilidades, mas também é muito prazeroso. Eu espero que as pessoas venham, trazendo também suas experiências pra gente trocar e crescer juntos no cenário maranhense - ressaltou ela.
A partir do mês de junho, o Festival Zabumbada realiza a Caravana Zabumbada com a realização de oficinas abertas ao público e também nas escolas para estudantes da rede pública de ensino. Acompanhe o perfil @festivalzabumbada para ficar por dentro da programação.
Saiba quem disputa as eleições em São Luís.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.