Troca de Ideia

Andréa Frazão apresenta show Sotaques no Zabumbada

A apresentação da cantora maranhense será neste sábado (13/7), na Praça das Mercês

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 13/07/2024 às 11h04
Andrea Frazão no Plugado na Mirante FM
Andrea Frazão no Plugado na Mirante FM (Divulgação)

SOTAQUES é o projeto da “cantautora” maranhense Andréa Frazão. Em entrevista ao PLUGADO na MIRANTE FM nessa quarta-feira (10/7), no quadro TROCA DE IDEIA, ela falou da oportunidade e privilégio de mostrar o show SOTAQUES no FESTIVAL ZABUMBADA. O show exalta a cultura maranhense e nordestina. Os ritmos do bumba meu boi, Coco, Dança do Caroço, Tambor de Crioula, Afoxés e a diversidade da cultura popular.

- O Festival Zabumbada é uma referência e necessário para quem faz música independente no Maranhão. E na primeira participação no festival terei a oportunidade de mostrar o projeto Sotaques, onde eu canto os nossos: Escrete, Joãozinho Ribeiro, Patativa, a cultura popular do Maranhão, representado pelo sotaque do boi de zabumba, além de canções autorais. É um show em que mostro a musicalidade preta e ancestral produzida no Maranhão e também brasileira que me influenciam e inspiram. "Sotaques” é a festa que ecoa, os sons encantados da música popular, com gosto e sabor que despertam a memória afetiva.

A apresentação de ANDRÉA FRAZÃO será no sábado (13/7), na Praça das Mercês.

Histórico

Andréa Frazão produtora, cantora, compositora e sambista. Formada em Artes Visuais pela UFMA, mestre em Artes e atualmente doutoranda em Artes pela Unesp- São Paulo. 
Segue caminhado aos sons dos sambas, tambores, afoxés e a musicalidade maranhense permeiam a trajetória da cantora e  compositora Andréa Frazão. A música vem na infância com corais infantis, assim esse amor vai se construindo em suas vivências e  caminhadas que a vida lhe proporciona.

Inicia sua carreira artística na Banda Negras Mina em 2007 cantando músicas genuinamente maranhense, onde desperta também seu dom para composição tendo participado de vários projetos como: Baile Afro e Festa de Crioulo. A partir daí percorre sua caminhada no Bloco Officina Affro no qual tem a possibilidade enriquecer seus conhecimentos sobre as células rítmicas da 
musicalidade afro através dos ensinamentos do Mestre Zumbi Bahia.

Logo recebe o convite do Grupo Piaçaba em 2010 para cantar nas temporadas juninas do Maranhão. Conhecendo vários ritmos e manifestações culturais do estado como: Dança do Lelê, Cocô, Dança, Caroço, Baile de caixa entre outras. E no Carnaval de 2014  é chamada por uma das grandes bandas carnavalescas da ilha “A Máquina de Descascar ‘alho”, sucesso de 30 anos de carreira, 
sendo Andréa a primeira voz feminina da banda. Na oportunidade grava o CD de comemoração de 25 anos da “Máquina” as músicas  “Ilha do Amor” Carlos Gomes e “Bloco de rua” (Erivaldo Gomes) além de compor o vocal de todas as faixas.

Ainda em 2014 apresentou samba de sua autoria “Aventurar” em homenagem do samba maranhense ao dia Nacional do Samba que reuniu sambistas maranhenses no grande celeiro de bambas “Madre Deus”. A música Aventurar foi selecionada em 2018 para a 5ª Mostra de Música "Onde Canta o Sabiá" SESC com o Flores de Aço. Participou também do Projeto São Luís Capital do Samba “Tribuna do Samba” apresentando suas composições e outras grandes sucessos do samba maranhense. Ganha em 2021 três prêmios no Festival da Rádio Timbiras com Música Meu Dom, sendo a melhor intérprete do festival.

Produtora e idealizadora do I Festival Ayó de Música Negra do Maranhão (2023) contemplado entre mais 500 projetos em todo Brasil pelo edital da Petrobras Cultural 2022. 

A artista maranhense que iniciou sua carreira nos palcos da ilha, transita pelos tambores dos blocos afros e ritmos da cultura popular maranhense, unidos a essa paixão pela música vem o samba, ritmo latente nas canções e no repertório de Andréa Frazão. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.