Troca de Ideia

Jovem de Guimarães participa de intercâmbio na Argentina

Nascida em São Luís, residente no Lago do Sapateiro, em Guimarães, baixada maranhense, Mayrla Silva, de 15 anos, diz ter realizado um sonho de consumo: conhecer um outro país e conviver com outro idioma

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 27/08/2024 às 08h51
Mayrla Silva, acompanhada de Antonio Bacelar, da Viamundo, e família
Mayrla Silva, acompanhada de Antonio Bacelar, da Viamundo, e família (Divulgação)

A intercambista Mayrla Silva, de apenas 15 anos, nascida em São Luís, mas residente na comunidade do Lago do Sapateiro, do município de Guimarães, baixada Maranhense, participou do quadro TROCA DE IDEIA no PLUGADO NA MIRANTE FM, pra falar da experiência vivenciada durante cinco meses na Argentina, através da Viamundo Intercâmbios, através do projeto MARIA FIRMINA DOS REIS, densenvolvido pela empresa, na cidade.

"Não conhecia o programa de intercâmbio da Viamundo e tampouco da bolsa. Eu estava na escola estudando o 9º ano e a professora me passou informação da bolsa para o intercâmbio na Argentina. A princípio não pude participar porque o intercâmbio era para os alunos do ensino médio. Passados seis meses a professora me chamou, juntamente com outras meninas da escola, informando de uma nova oportunidade para visitar a Argentina. Foi quando eu conheci o Bacelar, dono da Viamundo, participei de vários encontros pra falar sobre a bolsa e de várias provas, entrevistas. Estava eu e mais duas concorrentes. Acabei sendo contemplada e valeu essa experiência única", explica.

Para Mayrla, o primeiro momento na Argentina não foi fácil devido a adaptação com uma outra cultura, mas tudo foi uma questão de tempo.

"Foi a minha primeira viagem e logo para um país com idioma e costumes diferentes. A princípio foi um choque cultural. Pensei em voltar pra casa, pois me sentia só, deslocada, eles não me entendiam e eu não entendia eles. A minha mãe anfitriã me aconselhou bastante para que eu permanecesse. Parei, pensei, e cheguei a conclusão que tinha chegado até ali, uma oportunidade única, que não poderia deixar escapar. Consegui superar toda essa questão, o preconceito que carregava comigo mesmo. Estava em um país inreressante. E que eu pude absorver de bom foi o conhecimento uma outra língua, o espanhol, que não sabia nada", conta.

Mayrla é apaixonada por artes plásticas e, também, cantora de música Gospel, que sonha trabalhar na área de Direito como juíza. "Devemos aproveitar e agarrar as oportunidades que surgem, viver cada momento sem se cobrar tanto. Fazer intercâmbio mexe com as emoções porque viajar é preciso", admite. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.