Troca de Ideia

Cultura Popular e Inteligência Artificial conectadas em oficina formativa

Em entrevista ao Plugado, na Mirante FM, diretora geral do Festival Zabumbada, Carol Marques, da Temporana Produções, destacou a ideia de realizar a oficina que discute Inteligência Artificial aplicada à divulgação cultural.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 17/07/2025 às 09h30

Um dos momentos mais aguardados pelos maranhenses está chegando. Nos dias 25 e 26 de julho, a Praça das Mercês será palco do arraial fora de época mais charmoso e inclusivo de São Luís: o Festival Zabumbada.

Carol Marques, diretora geral do Festival Zabumbada e Temporana Produções. Foto: Divulgação
Carol Marques, diretora geral do Festival Zabumbada e Temporana Produções. Foto: Divulgação

Mas antes da festança, será realizada a programação formativa com a oficina “Inteligência Artificial Generativa para Fortalecimento da Divulgação Cultural em Comunidades”, que acontece nesta sexta (18) e sábado (19), na Agência Marandu, que fica no Largo do Carmo, 432 - Centro, São Luís). As inscrições serão realizadas no local no primeiro dia da oficina  a partir das 18h.

A atividade é gratuita e voltada a agentes culturais, lideranças comunitárias, comunicadores populares e demais interessados em ampliar o alcance das manifestações culturais locais por meio do uso de tecnologias inovadoras. A diretora geral do Festival Zabumbada, Carol Marques, da Temporana Produções, destacou a ideia de realizar a oficina que discute Inteligência Artificial aplicada à divulgação cultural.

“Acreditamos que a cultura popular e a tecnologia não são mundos separados. Pelo contrário, quando se encontram, geram potência. Esta oficina nasce do desejo de democratizar o acesso às ferramentas que movem o mundo hoje, garantindo que agentes culturais de comunidades tenham autonomia para criar, divulgar e fortalecer seus eventos e suas tradições. Mesmo em contextos de poucos recursos, é possível fazer muito quando temos conhecimento e colaboração. Queremos ampliar vozes, criar novas conexões e manter viva a força da cultura popular.”, afirmou Carol Marques, em entrevista ao jornalista PEDRO SOBRINHO, no quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO NA MIRANTE FM.

Com carga horária intensiva e conteúdo acessível, a oficina visa promover inclusão digital e autonomia para a criação de conteúdos voltados à divulgação de eventos culturais em comunidades. Entre os temas abordados estão a criação de textos, imagens e vídeos por meio de ferramentas de IA, estratégias de engajamento com públicos diversos e práticas éticas e responsáveis no uso dessas tecnologias.

O curso será ministrado por Roberto Pimentel, professor universitário, especialista em Sistemas de Informação e atual Superintendente de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão. Com experiência em projetos culturais como o próprio Zabumbada e o Festival BR 135, o instrutor une prática tecnológica e vivência na formação de agentes culturais.

Programação da oficina:

18 de julho: 19h às 21h

19 de julho: 9h às 12h e 13h às 18h

Conteúdo programático:

Introdução à Inteligência Artificial Generativa e seus impactos no setor cultural

Ferramentas de IAG para criação de conteúdos de divulgação cultural

Estratégias de personalização e engajamento de públicos diversos

Ética, direitos autorais e uso responsável da tecnologia no contexto cultural

Oficinas práticas de produção de conteúdo usando o celular

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.