NA HORA DO RUSH

Você sabia? O Sucesso “Dona”, do Roupa Nova, foi composto originalmente por Sá & Guarabyra

Com origens discretas, “Dona” virou sucesso nacional e internacional, atravessando décadas e fronteiras.

Nynrod Weber

Atualizada em 08/10/2025 às 13h40

Ontem, 07 de outubro, durante o programa Na Hora do Rush, uma curiosidade musical chamou a atenção dos ouvintes e fãs de MPB: o clássico “Dona”, eternizado na voz do Roupa Nova, não nasceu com a banda.

 A canção foi originalmente composta pela dupla Sá & Guarabyra e apresentada ao público pela primeira vez durante o Festival de Música Popular Brasileira, em 1982. No entanto, foi apenas três anos depois, em 1985, que a música ganhou projeção nacional e com um empurrão decisivo dos bastidores. 

Sucesso
Sucesso "Dona" é composta pela dupla Sá & Guarabyra

A segunda música mais ouvida do Brasil

Na época, o produtor Mariozinho Rocha convenceu o Roupa Nova a regravar a canção, mesmo enfrentando resistência inicial do grupo. A aposta deu certo: “Dona” entrou no álbum homônimo da banda e rapidamente conquistou o país, tornando-se a segunda música mais tocada do Brasil naquele ano. O sucesso foi impulsionado ainda mais por integrar a trilha sonora da icônica novela “Roque Santeiro”, da TV Globo. 

Mas o sucesso não parou por aí. A faixa atravessou fronteiras, fez sucesso em Portugal, ganhou uma versão em espanhol, “Mi Dueña”, lançada em 1992 e voltou à cena nacional em 2014, quando foi incluída na trilha sonora da novela “Império”

O programa Na Hora do Rush, transmitido no dia 07 de outubro, trouxe curiosidades marcantes do mundo da música. Entre elas a história da música “Dona”, apresentada ao público pela primeira vez durante o Festival de Música Popular Brasileira. Eternizada pelo Roupa Nova e conhecida até fora do país, a música ainda segue viva no imaginário e prova que clássicos não saem de moda.

👉 Acompanhe outras notícias e curiosidades no Imirante.com/MiranteFM e siga nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece no Maranhão e no mundo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.