Acorde e Recorde

Acorde e Recorde: Dia mundial do escritor, aniversariantes e especiais da semana

O programa de 13 de outubro celebra profissões importantes, o dia do escritor, 7 aniversariantes ilustre e mais

Glaydson Botelho

Atualizada em 13/10/2025 às 13h29

Você sabia? 

Hoje é Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional e Mundial do Escritor

Faltam 79 dias para acabar o ano.

Nas datas que marcaram época, em 1917 o "Milagre do Sol" é testemunhado por cerca de 70 mil pessoas na Cova da Iria em Portugal. O Sol apareceu como um disco opaco, girando no céu. Algumas afirmaram que não se tratava do Sol, mas de um disco em proporções solares, semelhante à Lua. Disse-se ser observável significativamente menos brilhante do que o normal, acompanhado de luzes multicoloridas, que se refletiam na paisagem, nas pessoas e nas nuvens circunvizinhas. O evento foi oficialmente acreditado como um milagre pela Igreja Católica em 13 de outubro de 1930. 

Já em 1982 começa a formação do reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu, extinguindo as Sete Quedas, a cachoeira no rio Paraná
 

Aniversariantes ilustres do dia: 

O cantor, compositor e músico Paul Simon faz 84 anos. Compôs temas de grande sucesso, como "The Sound of Silence", "Mrs. Robinson" e "Bridge Over Troubled Water". e fez parceria com Art Garfunkel na década de 70.

O ator, cantor e compositor francês Christophe faria hoje 80 anos. Ele morreu em 2020. Seu primeiro grande sucesso foi "Aline", de 1965, produzida inicialmente por Jean Michel Jarre e Umberto Tozzi. No mesmo ano, lançou "Les Marionettes", que também foi um de suas principais músicas.

Fagner faz 76 anos. A carreira nacional de Fagner começou de forma bastante imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com "Mucuripe" (parceria com Belchior), e classificou-se em primeiro lugar.

Kiko, guitarrista do Roupa Nova, faz 73 anos. Além de tocar violão e guitarra, participa dos vocais da banda Roupa Nova, desde a sua formação em 1980.

O cantor, compositor, violonista e ator Marcelo Costa faz 71 anos. Entre seus sucessos, destacam-se "Abre coração" (composta por ele e Jim Capaldi), "Nós dois" e "Estrela do meu clip".

Nico Rezende faz 65 anos. Paulista, em 1983, Nico se muda para o Rio de Janeiro, onde passa a atuar como tecladista na banda do cantor Ritchie. Em 1987, grava seu primeiro LP, Nico Rezende, com destaque para sua música "Esquece e vem" (com Paulinho Lima), tema da novela O Outro (da Rede Globo). 

Margareth Menezes completa 63 anos nessa segunda-feira
Margareth Menezes completa 63 anos nessa segunda-feira

A cantora, atriz e agora ministra da cultura Margareth Menezes faz 63 primaveras. É ganhadora de dois troféus Caymmi, dois troféus Imprensa, quatro troféus Dodô e Osmar, além de ter sido indicada para o GRAMMY Awards e GRAMMY Latino. Contabiliza 21 turnês mundiais, e foi considerada pelo jornal Los Angeles Times, como a "Aretha Franklin brasileira".

Especiais da semana - Edição Dia das Crianças: 
 

Balão Mágico, sucesso nos anos 80 com a formação clássica Simony, Tob, Mike e Jairzinho. Estreou no programa de TV homônimo “Balão Mágico” na rede globo, o grupo vendeu 5 milhões de álbuns no Brasil e teve sucessos como: “Super fantástico”, “Amigos do peito”, “Ursinho pipão”. Formado em 82, a entrada de Jairzinho somente foi confirmada em 1984. Os integrantes se reuniram para uma turnê comemorativa e a história do grupo foi contada em uma minissérie documental na Disney+ em 2023

A Patotinha, um grupo vocal infanto juvenil formado nos final dos anos 70 e que se tornou popular na década de 80. Com roupas infantis, músicas, apresentações, shows. As integrantes Mônica, Cecília, Márcia e Kátia, lançadas pela RCAV (gravadora) para matinês, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Eliana antes da carreira solo também fez parte do grupo. 

Xuxa foi fenômeno infantil entre a década de 80 e inicio dos anos 2000
Xuxa foi fenômeno infantil entre a década de 80 e inicio dos anos 2000

O programa também relembra a fase infantil de Xuxa, marcada pelos seus programa de sucesso na Globo como “O Show da Xuxa” de 1986 até 1992 que a transformou em um fenômeno e o “Xuxa park” de 1994 a 2001 focado nas manhãs de sábado com brincadeiras e desenhos. Ela aproveitou e dedicou os projetos SPB, “Xuxa só para baixinhos” que foi um sucesso de vendas.

 

O dia 13 de outubro celebra profissões importantes no ramo da saúde, celebra também o Dia Mundial do Escritor e ainda marca o nascimento de 7 grandes personalidades do Brasil e do mundo. Os especiais da semana ainda nos relembra a infância e grandes nomes da música infantil brasileira. 

👉 Acompanhe outras notícias e curiosidades no Imirante.com/MiranteFM e siga nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece no Maranhão e no mundo.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.