Troca de Ideia

Reocupa lança edital aberto para grupos culturais de São Luís e Grande Ilha

As inscrições foram abertas desde o dia dois de fevereiro e se estendem até 1º de março de 2026. O resultado será divulgado no dia 23 de março. A execução da ação pelas iniciativas selecionadas: 1/4 à 31/05/2026. Envio da relatoria e presta

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 05/02/2026 às 20h35

O Coletivo Reocupa nasceu em abril de 2016 e desde 2021 constitui-se juridicamente como Associação, sem fins lucrativos, sendo um espaço autogerido para transformação comportamental de uma sociedade, a partir de pessoas comuns que fazem parte de uma nova forma de ação política, sentindo a necessidade de encontrar-se com o outro, para experimentar criações, provocar oportunidades de reflexão, estimular o fazer independente e acima de tudo atuar de forma coletiva em uma mobilização geral dentro de um aprendizado cultural.

Karol Ramos no quadro Troca de Ideia, no Plugado, na Mirante FM, com o jornalista Pedro Sobrinho
Karol Ramos no quadro Troca de Ideia, no Plugado, na Mirante FM, com o jornalista Pedro Sobrinho

Além das ações contínuas, o Reocupa - Resistência Cultural Upaon-Açu - resolveu inovar para celebrar os seus 10 anos de existência em 2026. Com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), EDITAL 10 ANOS DE REOCUPA, lança chamada que vai selecionar 5 iniciativas de São Luis e/ou Grande Ilha, com apoio de R$ 10.000,00 (dez mil reais). Karol Ramos, assessora jurídica e projetos do Reocupa, marcou presença no quadro Troca de Ideia, dessa quarta-feira (4/2), no Plugado, na Mirante FM, para dar mais detalhes sobre o edital, além de destacar as ações desenvolvidas pela instituição em uma década. Segundo Karol, a iniciativa do edital visa fortalecer o protagonismos de coletivos, grupos culturais tendo o meio ambiente como ferramenta de mobilização.

"Além das ações contínuas do Reocupa, resolvemos celebrar os 10 anos da instituição com este edital aberto no valor de R$ 10 mil para iniciativas de São Luís ou da região metropolitana da Ilha. Esta ação busca fortalecer o protagonismo de coletivos, grupos culturais e iniciativas comunitárias com ou sem CNPJ que utilizam a cultura como ferramenta de mobilização social, educação ambiental e enfrentamento às emergências climáticas. Se a sua iniciativa transforma o território, esse edital é para você", ressalta.

Karol Ramos, assessora jurídica e de projetos do Reocupa. Foto: Divulgação
Karol Ramos, assessora jurídica e de projetos do Reocupa. Foto: Divulgação

As inscrições foram abertas desde o dia dois de fevereiro e se estendem até 1º de março de 2026. Segundo Karol, o resultado será divulgado no dia 23 de março. A execução da ação pelas iniciativas selecionadas: 1º de abril a 31 de maio. Envio da relatoria e prestação de Contas até 15 de junho de 2026.

"Para mais informações, acesse o edital e inscreva-se agora pelo link na bio ou acessando o Qrcode.Compartilhe essa oportunidade com quem movimenta, constrói no território e acredita na força da comunidade. Este projeto é uma realização do Reocupa, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS)", assegura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.